O YouTube Music (Android, iOS) é a nova aplicação musical do Google, uma evolução do não tão antigo Google Play Music. Em sua renovação, a solução tem um formato mais parecido com o YouTube e fica mais distante dos players de música.

A sua busca é bem fluída e as informações que aparecem sobre os artistas são bem complementares. No entanto, ainda sinto falta de um trabalho de curadoria mais próximo do usuário, com sugestões que condizem mais com a realidade do cliente. Logo, as listas musicais ficam devendo bastante.

Falta muito repertório em comparação com outros serviços e, por vezes, foi um pouco difícil encontrar músicas por temáticas ou ritmos – um problema antigo do Google Play Music. Se o usuário procura música fora do ambiente pop-rock, sertanejo universitário, funk carioca, ele cai na vala comum e fica se sentindo um órfão musical. Aliás, se este for o seu caso, é melhor nem clicar na opção “hotlist”.

O processo de cadastro ainda é sofrível, especialmente se você não tem o Google Pay. Aliás, me chamou a atenção que durante todo o processo não pude usar meus créditos da Google Play. Ou seja, também falta integração com outros produtos do Google.

Além disso, embora seja interessante a parte de vídeos da plataforma, é comum clicar em um vídeo e aparecer outro totalmente diferente. Também senti falta de opções técnicas, como o som em alta definição (HD). O mesmo problema foi identificado em outra dica de app, o Google Podcast.

Em suma, a plataforma de música/vídeo paga do Google ainda precisa melhorar bastante. Por enquanto, a única vantagem do YouTube Music é se livrar de publicidades entre os vídeos e canções.