A Apple não planeja lançar um iPhone com 5G antes de meados de 2020. É o que afirma o site de notícias Bloomberg. Tal como aconteceu durante os lançamentos das redes 3G e 4G, a empresa norte-americana também vai esperar um ano após a implantação inicial da nova rede para adotar a tecnologia.

A estratégia é lançar os concorrentes na frente para encararem os possíveis erros e problemas em seus celulares conectados ao 5G e esperar por soluções. No entanto, segundo especialistas, desta vez, a mudança é uma atualização de velocidade muito maior, fazendo com que a decisão da Apple de esperar seja mais arriscada. As redes abrirão as portas para novos tipos de computação móvel.

A decisão de ficar de fora pode estar relacionada à rivalidade da empresa com a Qualcomm, líder em chips com capacidade para 5G, e sua aliança com a Intel, que não terá chips disponíveis a tempo para dar suporte aos telefones em 2019.

A Apple não respondeu à Bloomberg.

Samsung e Verizon

Ao contrário da rival, a Samsung e a Verizon já confirmaram nesta segunda-feira, 3, que lançarão smartphones 5G nos Estados Unidos ainda no primeiro semestre de 2019. As duas empresas afirmaram em comunicado que revelariam um protótipo, usando os chips da Qualcomm, no evento anual da fabricante de chips, o Snapdragon Technology Summit, em Maui, no Havaí, nesta semana.

A Verizon lançou seu primeiro serviço comercial 5G em outubro, com sua oferta 5G Home em Houston, Indianápolis, Los Angeles e Sacramento.

O vice-presidente financeiro da Verizon, Matthew Ellis, disse no mês passado que a empresa planeja atingir um público mais amplo para seu produto de banda larga doméstico de 5G, após a adoção de padrões globais para a tecnologia.

A operadora de telefonia móvel norte-americana Sprint também está trabalhando com a LG Electronics para lançar um smartphone 5G nos EUA no primeiro semestre de 2019.