Solução pode ajudar a combater fraude e diminuir fricções no pagamento eletrônico, segundo executivos de Mastercard e Visa

A Mastercard firmou parceria com o Mercado Pago e o banco Itaú na plataforma de segurança 3DS 2.1 para realizar sua primeira transação no Brasil nesta segunda-feira, 17. A trinca de empresas é a segunda do mercado a fazer transações na camada de segurança, também conhecida como EMV 3DS. A primeira compra registrada no serviço foi entre Visa, Peixe Urbano e Caixa.

No 3DS, as empresas conseguem captar mais dados para aprovar uma compra e combater fraudes na indústria de pagamentos. No modelo da bandeira de cartões, é utilizado inteligência artificial e machine learning para fazer a análise de risco com mais de 200 informações sobre o usuário e a transação. Uma vez integrado à plataforma de banco e varejista, as empresas recebem uma camada extra de informações para decidir se a compra pode ser aprovada, cancelada ou se precisam de autenticação da compra como biometria ou duplo fator de autenticação.

Fraude na indústria

Na última quarta-feira, 16, os executivos da Visa e da Mastercard debateram sobre o 3DS e a necessidade de soluções de segurança no meio de pagamentos brasileiro, durante o Ciab Febraban 2019. Segundo Renato Ottoni, diretor de produtos e soluções de cibersegurança e inteligência na Mastercard Cone Sul, o uso do 3DS 2.0 e de outras soluções (como inteligência artificial e tokens) pode ajudar a combater uma fraude que passa de 100 bps, 50 vezes maior que a média global, segundo dados da bandeira.

Além disso, Ottoni também vê a possibilidade de aumentar a quantidade de transações autenticadas no Brasil (atualmente só 1% são verificadas) e saltar de 68% para próximo de 95% a quantidade de compras aprovadas por meios eletrônicos no País: “O EMV 3DS já está acontecendo. Estamos conversando com emissores, adquirentes e comércios. Teremos uma quantidade significante de autorizações realizadas no 3DS 2.0”.

Edson Ortega, diretor executivo de risco da Visa, acredita que as soluções de segurança, como o token e o 3DS 2.0, colaboram para reduzir as fricções e combater os grandes desafios da indústria de pagamentos e do comércio: abandono do carrinho, receio de segurança na hora do pagamento, baixas taxas de aprovação online e fraude no e-commerce.

“Nós passamos muito tempo com fraude por falta de adesão completa (das soluções de segurança). Nós temos que ter o EMV Token, o 3DS 2.0 e o EMV SRC para melhorar a qualidade de segurança na indústria”, disse Ortega. “Isso melhorará a conversão de vendas, a redução da fraude e a experiência do usuário no pagamento”.