As redes sociais vivem um ponto de reflexão. E eu tive um recentemente. No ano passado, bloqueei minhas redes para não ser vítima de bots ou discursos extremistas. Mas nem assim funcionou. Como resultado, tomei uma ação extremista: apaguei todos os meus tweets.

A ideia é usar o meu perfil apenas para publicações ligadas a trabalho, de modo que não sejam distorcidas nem usadas de forma errônea. Parece simples, mas, quando você tem mais de 30 mil tweets em 13 anos de rede social, a tarefa é difícil. Então, passei a procurar uma ferramenta que me ajudasse nesta tarefa.

Após testar variar aplicações web e mobile, a melhor que encontrei foi a Xpire (Android, iOS). É o único app que apagou todos os tweets que publiquei, de graça. As outras ferramentas permitiam apagar até 3,5 mil mensagens (gratuitamente), ou armazenar ou apagar tudo (na versão paga).

Antes que qualquer desconfiança apareça, o app existe desde 2014. Ele foi feito por uma companhia norte-americana que recebeu investimento e foi fundada em parceria com Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks (time da NBA) e um dos apresentadores da versão norte-americana do Shark Tank.

A premissa do Xpire é dar o controle das redes sociais ao usuário. Além de apagar os tweets, o app permite ainda: publicar mensagens com autodestruição; ver os tweets deletados; usar palavras-chave para achar tweets antigos; gerenciar as histórias que você acompanha na rede social; e publicar no Twitter. Outro diferencial da plataforma é o Social Score, um índice que mostra o risco em potencial de conteúdo que uma pessoa compartilha no Twitter.

O lado negativo do app é que ele é todo em inglês e os seus botões não são muito claros na tela inicial. Dito isso, ressalto que o usuário só consegue acessar as funções após atrelar sua conta no app e clicar na legenda com sua conta.

Ainda assim, é o único app que cumpre o seu papel.