Durante o Mobile World Congress (MWC), que acontecerá entre 24 e 27 de fevereiro, a finlandesa Unikie lançará uma solução de mensagens para empresas para o sistema operacional da Apple, o Unikie iOS RCS business. Trata-se da primeira solução RCS (Rich Communication Services) credenciada pela GSMA no mercado voltada para usuários de iPhone.

A solução da Unikie permite o envio de mensagens comerciais RCS para dispositivos iOS, mais especificamente para handsets a partir do iPhone 5. O credenciamento foi realizado em duas redes RCS (plataformas de mensagens de negócios da Interop Technologies e Mavenir RCS) e o escopo de teste incluiu os casos de teste de mensagens UP 1.0 P2P e UP2.0 A2P (mensagens envidas de aplicativos ou softwares para pessoas). A acreditação completa da GSMA indica que os aplicativos Unikie Messaging são compatíveis com o módulo A2S RCS Universal Profile 2.0 e, portanto, interoperáveis com redes RCS de operadoras que oferecem suporte a mensagens do RCS (business).

Apoiado por operadoras de celular, Google e Samsung, o ecossistema RCS é principalmente orientado para Android. A nova solução da Unikie para dispositivos Apple iPhone muda essa situação.

Com 363 milhões de usuários ativos atuais, 84 redes de operadoras lançadas e um mercado previsto de US$ 74 bilhões até 2021, o RCS é aposta para substituir o SMS e ser concorrente do WhatsApp.

RCS no Brasil

No Brasil, o RCS foi lançado em primeira mão pela Oi.

Em seguida, a Vivo lançou o serviço de mensageria e adotou a plataforma fornecida pelo Google.

Em novembro do ano passado, a Claro disponibilizou a seus clientes o serviço de mensageria RCS.

Em dezembro, Mobile Time anunciou que a TIM estava próxima de um acordo com o Google para lançar sua plataforma de mensageria RCS.

Ao longo do segundo semestre de 2019, a Nextel confirmou a realização de testes com a plataforma.

Google

Em setembro do ano passado, o Google lançou uma solução para que o RCS não dependesse das operadoras. O “Google Guest Cloud” é uma rede temporária de RCS na nuvem, mas está em funcionamento apenas no Reino Unido e na França, no momento.