O Google lançou oficialmente nesta terça-feira, 8, o Verified Calls, serviço de verificação de chamadas telefônicas que revela para o usuário final o nome da companhia que liga e até a razão da ligação. O recurso faz parte do aplicativo de telefone do Google, que vem pré-carregado em telefones Android e estará disponível para download a partir desta semana.

O objetivo do serviço é aumentar a confiança nas empresas que ligam para seus clientes, uma vez que o número de spams e fraudes via telefone ainda são altos e, de acordo com o Google, diminuem a confiança nas companhias e aumentam os custos para os consumidores.

As chamadas verificadas pretendem resolver esse problema mostrando o nome da pessoa que ligou, o logotipo da empresa, o motivo da chamada e um símbolo de verificação indicando que a empresa foi autenticada pelo Google. Isso é feito de maneira segura porque o Google não coleta ou armazena nenhuma informação de identificação pessoal após a verificação.

Uma série de empresas participaram dos testes do novo serviço. No Brasil, a Telecall é uma das parceiras do Google a integrar o serviço de chamadas verificadas. De acordo com a operadora, 32% dos clientes não atendiam os telefonemas da empresa nas primeiras tentativas para agendar uma instalação. E, em 30 dias depois da integração com o Verified Calls, registraram um aumento de 70% nas respostas.

Outras empresas locais, como o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), do Rio de Janeiro, experimentaram a tecnologia e notaram maior engajamento de seus clientes. Em duas semanas de uso, a Unisuam observou um aumento de 12% no atendimento de ligações e conseguiu aumentar suas vendas em 10%.

As chamadas verificadas estão sendo implementadas inicialmente nos EUA, México, Brasil, Espanha e Índia, com mais países por vir. Parceiros de marca e canal podem obter mais informações em neste site.