O Banco24Horas encerrou o ano passado com 1 mil estabelecimentos comerciais credenciados para oferecer o serviço de saque no comércio, distribuídos por 412 municípios. Na prática, o lojista faz as vezes do caixa eletrônico, permitindo que o consumidor solicite um saque de sua conta. A autenticação é feita escaneando um QR code emitido pelo lojista. O cliente recebe em seguida em seu smartphone uma mensagem de autorização com o valor do saque. O varejista, por sua vez, recebe o dinheiro de volta em sua conta e é remunerado por cada saque pago. 

O serviço funciona para clientes com contas em quaisquer instituições financeiras que utilizam o Banco24Horas e que possuem o serviço de saque digital em seus respectivos aplicativos. 

Análise

O saque no varejo é vantajoso para o lojista pois reduz o custo com armazenamento e transporte de numerário, além de gerar uma receita extra e atrair consumidores para suas lojas.

A TecBan, empresa dona da rede Banco24Horas, se antecipou a outra novidade similar que deve vir em 2021: o saque Pix. Sua proposta é a mesma: transformar estabelecimentos comerciais cadastrados no Pix em pontos para saques de contas transacionais.