500 mil motoristas em todo o Brasil já têm a carteira nacional de habilitação (CNH) em seu formato digital, dentro do smartphone, informa Glória Guimarães, diretora-presidente do Serpro, empresa do governo responsável pelo desenvolvimento da solução para o Denatran. Desde abril, a CNH digital está disponível em todos os estados brasileiros.

“A carteira de motorista foi o primeiro documento digital do cidadão brasileiro. Ela tem validade nacional. Vale como a carteira de papel”, diz Guimarães, em entrevista para Mobile Time. “O cidadão evita o transtorno de esquecimento do documento físico e não tem o desgaste com o manuseio de botar e tirar do bolso”, comenta. Para o governo, há um ganho em agilidade nos processos e em segurança.

A CNH digital está presente em um aplicativo desenvolvido pelo Serpro (Android, iOS) e traz um QR code que pode ser lido pelo smartphone de guardas de trânsito.

Próximos passos

A diretora-presidente do Serpro entende que 500 mil carteiras digitais de habilitação ainda é uma base pequena frente ao total de 24 milhões de motoristas no Brasil. Por isso, um dos próximos passos no desenvolvimento da solução é permitir que a versão digital seja emitida remotamente, ou seja, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade do Detran. Hoje isso só é permitido com o uso de um certificado digital. A ideia é adotar outros fatores de autenticação para garantir a realização segura do processo à distância mesmo sem o certificado digital, diz Guimarães.

Também está na lista de melhorias a inclusão de ferramentas para alertar o motorista sobre a proximidade do vencimento da sua carteira e também notificações de infrações.

Mobi-ID

Glória Guimarães fará uma apresentação sobre o case da CNH digital durante o Mobi-ID, seminário sobre identificação e autenticação digitais organizado por Mobile Time que acontecerá no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo. Também participarão como palestrantes Ruben Longobuco, CSO da Vivo, e Igor Régis Simões, gerente executivo de TI do Banco do Brasil, responsável pela área de biometria no banco, além de executivos de empresas e instituições como Bradesco, PayPal, Certisign, Gemalto, GSMA, Trigg, CoffeeBean Technology, FullFace, dentre outros.

A agenda completa e mais informações sobre compra de ingressos estão disponíveis em www.mobi-id.com.br, ou pelo email [email protected], ou pelo telefone 11-3138-4619.