O Nubank (Android, iOS) apresentou um novo cartão de crédito. Ele funciona como uma tarjeta pré-paga, mas com a diferença de que o valor colocado pelo consumidor é o seu limite do cartão de crédito e, caso não seja usado, pode ser resgatado. A novidade está em fase beta e disponível apenas para clientes convidados.

Para usar o produto, o cliente deve fazer uma transferência de valor para o cartão. O montante, então, se transforma em seu limite de crédito. Ao usar esse limite, o valor fica guardado junto ao Nubank até o cliente realizar o pagamento de sua fatura. O montante adicionado como limite que não for usado pode ser resgatado a qualquer momento.

A ideia do banco com o novo cartão de crédito é reduzir os riscos de endividamento do cliente, mas também permitir que o usuário construa um histórico de crédito com a instituição. Assim, mesmo pessoas desbancarizadas, com nome sujo na praça ou que não conseguem ser aprovadas para receber crédito por não terem histórico, poderão pedir a tarjeta.