O Google foi multado em 100 milhões de euros (aproximadamente US$ 123 milhões na conversão) pela Autoridade de Concorrência Italiana (AGCM, na sigla em italiano) por abuso de posição dominante no mercado. O caso se refere ao Android Auto, uma versão modificada do sistema operacional móvel do Google para uso no carro e, especificamente, a como o Google restringiu o acesso à plataforma a um aplicativo de carregamento de carros elétricos, chamado JuicePass, feito pela empresa de energia Enel X Italia. O caso começou com uma investigação sobre o negócio de software automotivo do gigante de busca, que até outubro de 2020 tinha limitações em torno dos tipos de aplicativos que podiam ser desenvolvidos e liberados para uso durante a condução.

O Android Auto permite que os motoristas acessem diretamente uma seleção de apps relevantes (como mapas e serviços de streaming de música) por meio de uma tela montada no painel. Mas o aplicativo JuicePass, da Enel X Italia, não era um dos aplicativos de terceiros aos quais o Google concedeu acesso.

O Grupo Enel, uma empresa italiana de energia, reclamou em 2019 que o Google não permitiria seu aplicativo no Android Auto. O app pode ajudar a encontrar locais de carregamento para carros elétricos, um recurso que o Google adicionou pela primeira vez ao Google Maps em 2018. A multa do AGCM dada nesta quinta-feira, 13, está focada no JuicePass, versão renomeada do mesmo aplicativo com os mesmos recursos. Junto com a multa, a autoridade italiana ordena que o Google abra o Android Auto para mais desenvolvedores (algo que a empresa já fez) e deixe o Grupo Enel entrar na plataforma.

Por sua vez, o Google diz que discorda da decisão da AGCM e forneceu esta declaração em resposta:

“A prioridade número um do Android Auto é garantir que os apps possam ser usados com segurança enquanto você dirige. É por isso que temos diretrizes rígidas sobre os tipos de aplicativos que são suportados atualmente e são baseadas em testes de distração do motorista e padrões regulatórios e do setor. Milhares de aplicativos já são compatíveis com o Android Auto, e nosso objetivo é permitir que ainda mais desenvolvedores disponibilizem seus aplicativos ao longo do tempo”.

A empresa também disse que a Enel é capaz de integrar seu aplicativo ao Android Auto usando um dos modelos de navegação ou reserva que já fornece.