A adoção de Kubernetes está crescendo no Brasil. Um bom termômetro é a Getup, empresa especializada nessa tecnologia: somente no primeiro semestre deste ano ela fechou o dobro de contratos em comparação com o ano de 2021 inteiro, relata seu CEO, Diogo Goebel, em conversa com Mobile Time. De acordo com o executivo, apps de e-commerce, finanças e bancos estão puxando a utilização desse sistema.

Kubernetes pode ser descrito como um orquestrador de contêineres dentro de um servidor. A partir de uma configuração prévia feita por cada empresa, são definidas uma série de ações automatizadas a serem adotadas pelo Kubernetes, de acordo com certos parâmetros. Podem ser definidos, por exemplo, a quantidade de réplicas de cada aplicação; a partir de que momento devem ser criados novos contêineres, dependendo do volume de acessos, escalanonando para cima ou para baixo; quem pode acessar qual microsserviço; em que situação uma aplicação deve ser reiniciada etc. Tudo isso são operações que antes precisavam ser feitas manualmente e poderiam tomar muito tempo das equipes de infraestrutura.

“O grande ganho em se adotar Kubernetes não está na economia de infraestrutura, mas no aumento da produtividade dos times. Com Kubernetes dá para agilizar versões novas rapidamente de um app. Você testa, corrige e bota no ar em menos tempo”, argumenta Goebel. “Se o servidor sai do ar em um data center, um time precisa restaurar backup etc, mas com Kubernetes essa operação manual é eliminada”, exemplifica.

Além disso, o Kubernetes tem um painel de acesso padronizado, que pode ser instalado em qualquer infraestrutura, sendo acessado pela web. Um profissional treinado para utilizá-lo pode operar Kubernetes em qualquer serviço na nuvem, porque a interface será sempre a mesma. Isso evita o lock-in, destaca o executivo.

O Kubernetes foi criado pelo Google e doado como open source para a Cloud Native Computing Foundation (CNCF). Hoje, o sistema é mantido e desenvolvido pela sua própria comunidade de usuários. O sistema é utilizado por vários dos apps mais populares do mundo.