O coordenador digital de combate à desinformação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Thiago Rondon, afirmou nesta segunda-feira, 26, que os aplicativos da Justiça Eleitoral já contam com cerca de 20 milhões de usuários. Entre os apps mais acessados estão o Mesário (Android, iOS), que leva informações aos colaboradores das eleições, o Pardal (Android, iOS), que possibilita aos eleitores notificar irregularidades e não conformidades nas campanhas, e o e-Título (Android, iOS), que oferece um título de eleitor digital. Rondon participou da mesa de debates do Forum da Internet do Brasil sobre desinformações, redes sociais e eleições em 2022.

Segundo ele, os aplicativos enviam periodicamente notícias para os usuários para tentar “imunizá-los” das principais fake news eleitorais. “Nosso programa de enfrentamento à desinformação será permanente a partir de agora, e não vai atuar somente nas eleições. Nossa estrutura será para agirmos em rede. Trata-se de um problema real, que teremos que olhar daqui por diante”, observou.

Ele chamou a atenção para que o combate às fake news nas eleições não seja um trabalho apenas da Justiça Eleitoral e sim de toda a sociedade. “Já temos mais de 60 entidades com parcerias, como operadoras, plataformas, imprensa, partidos políticos. Todos podem ser relevantes para mitigar as desinformações sobre o processo eleitoral”, disse.