Spotify Greenhouse

No começo de 2021, o Clubhouse (AndroidiOS) deu uma balançada no mercado de mídia com o avanço de sua plataforma de salas de áudio. Mas como o mundo da mídia é muito ligeiro, as respostas dos potenciais rivais do novo player vieram mais rápidas que um foguete do Elon Musk.

Uma dessas alternativas é o Spotify Greenhouse (Android, iOS). O aplicativo do streaming de áudio é um standalone criado a partir da aquisição da Betty Labs pela empresa sueca. Em sua descrição, ele se posiciona como um novo “app de áudio social do Spotify” que permite hospedar e se engajar em conversas ao vivo.

A interface e usabilidade são bem similares ao Clubhouse. O usuário busca por tema e salas, entra em uma delas, escuta outras pessoas falando e pode pedir a palavra para entrar na conversa. Contudo, o app precisa de algumas melhorias:

– está todo em inglês;

– não dá para conectar a conta do Spotify com o Spotify Greenhouse;

– se o usuário entra em uma sala, mas quer navegar na home do app, ele automaticamente sai da sala ao voltar para home;

– a função de chat está habilitada apenas para usuários iOS.

Não à toa, o Spotify Greenhouse é formado basicamente de conteúdos em inglês e de apreciadores da cultura estadunidense. Não quero parecer quá-quá, mas garanto que não é todo o mundo que tem paciência para participar de salas de áudio de Fantasy Football (jogo fantasia de futebol norte-americano, similar ao Cartola FC).

Por outro lado, o aplicativo do Spotify é uma tremenda mídia a ser explorada. A plataforma permite, por exemplo, antes de criar uma sala pedir para o Spotify Greenhouse gravar o conteúdo. O link do áudio é enviado por e-mail e assim a pessoa pode editar e posteriormente reproduzir seu próprio podcast.