A cerimônia de lançamento do Crédito Caixa Tem, em Brasília, nesta segunda-feira, 27, contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro e diversos ministros, em comemoração à marca de 1 mil dias de seu governo.

A Caixa anunciou um programa de crédito pessoal pelo celular através do seu aplicativo Caixa Tem (AndroidiOS) batizado de Crédito Caixa Tem. O banco oferece empréstimos de R$ 300 a R$ 1 mil, com pagamento em até 24 parcelas e juros de 3,99% ao mês. A análise é feita em até dez dias. O dinheiro é depositado na conta poupança digital+ e o pagamento das parcelas é descontado do seu saldo mensalmente.

“Será o primeiro crédito bancário para dezenas de milhões de pessoas. Vamos ajudar quem mais precisa e tem condição de pagar: são ambulantes, pescadores, marisqueiras, gente que tem renda mas que não consegue comprovar”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa, em solenidade de lançamento do Crédito Caixa Tem. “Nós poderemos aumentar esse crédito e reduzir os juros a partir do momento em que entendermos a capacidade das pessoas de pagar. Isso nunca foi feito antes. Havia 38 milhões de invisíveis no Brasil sobre os quais não tínhamos nenhuma informação de crédito. Não havia como fazer uma análise matemática. Só conseguimos porque estamos há um ano e meio pagando o auxílio emergencial. Obtivemos uma base de dados que nenhum banco ou instituição financeira tem”, completou. 

O presidente da Caixa lembrou que o público-alvo dessa oferta são pessoas que costumam pegar empréstimo a juros altos, entre 15% e 20% ao mês, com agiotas ou outros agentes fora do sistema financeiro.

O Crédito Caixa Tem é destinado para pessoas de baixa renda que tenham atualizado sua conta de poupança social digital da Caixa para uma conta poupança digital+. Pessoas que recebem o Bolsa Família não podem solicitar o crédito Caixa Tem.

MobiFinance

O MobiFinance, próximo evento organizado por Mobile Time, nos dias 19 e 20 de outubro, terá um painel sobre o uso do celular como veículo de acesso a crédito. Estão confirmadas as participações de Adriano Duarte, CEO da 123Qred; Gustavo Victorica, cofundador e COO da RecargaPay; Renato Burin, country head do Mercado Crédito, do Mercado Pago; e Sandro Sinhorigno, diretor de soluções financeiras digitais da Vivo. Para mais informações e compra de ingressos, acesse www.mobifinance.com.br.