O Google apresentou durante seu evento voltado para desenvolvedores, o Google I/O nesta quarta-feira, 11, uma nova maneira de iniciar um pedido para a assistente virtual sem precisar falar “Hey, Google”.

O recurso permitirá que o usuário apenas olhe para a tela inteligente para ativar o assistente de voz – sem a necessidade de iniciar com “Ok Google”. O logotipo do Assistente aparecerá no canto superior esquerdo para que a pessoa saiba que o dispositivo está ouvindo. A novidade estará disponível “em breve” no Nest Hub Max, mas somente nos EUA. O Google chama este novo recurso de “Olhe e Fale”.

O Look and Talk só funcionará a partir do momento em que o usuário optar por fazer o opt-in  e ter os reconhecimentos facial e de voz ativados. Todas as interações em vídeo são processadas localmente e não são compartilhadas com os serviços do Google.

De acordo com a empresa, o recurso usa seis modelos de aprendizado de máquina em segundo plano, processando mais de 100 sinais da câmera e do microfone para poder fazer funcionar o Olhe e Fale.

A empresa também anunciou o suporte de frases rápidas, que está chegando no Nest Hub Max. Neste caso também não é necessário dizer “Hey Google” antes de algumas interações cotidianas. Por exemplo, é possível dizer “Defina um cronômetro de 10 minutos” para sua exibição inteligente. O recurso estreou pela primeira vez na série Pixel 6 no ano passado e foi expandido para outras línguas como alemão, espanhol, francês, italiano e japonês em abril.

Próximos passos

Google Assistente

Durante o evento, a empresa também demonstrou seus estudos para que a assistente virtual preencha os espaços vazios de uma frase – como dúvidas e pensamentos. A ideia é que a assistente entenda melhor as nuances da fala humana, preenchendo os “hums”, “aaahs” e as pausas quando alguém está lutando para encontrar a palavra certa.