Na semana passada, dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor revelaram um recorde de 66,6 milhões de inadimplentes no País. Pensando nesse cenário, no qual a maior parte da população carece de educação financeira, surgiu o GranaMap. Criado pela Valemobi, o app gratuito (Android, iOS) ajuda os usuários a gerenciarem o orçamento pessoal.

GranaMap

App busca auxiliar pessoas na gestão das finanças pessoais. Imagem: divulgação

Nele, é possível visualizar ganhos e gastos, separados por categorias, nas quais podem ser estabelecidos limites. Os registros são feitos automaticamente pelo sistema, que integra dados de diversos bancos, como Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Nubank e Banco Inter. A conexão é facilitada pelo open finance.

O GranaMap também faz o cruzamento interno de informações dos seus usuários, dando sugestões personalizadas, de acordo com o perfil de cada um. “Você está gastando 30% de alimentação, mas uma pessoa da sua idade, parecida com você, está gastando 25%. A gente entende os seus hábitos”, exemplifica Nelson Massud, cofundador e CEO da Valemobi.

A plataforma também terá conteúdos de educação financeira e ferramentas de controle, assim como a possibilidade de criar objetivos pessoais. Levando em conta metas, como fazer uma viagem ou comprar um carro, o app fará recomendações para a gestão do dinheiro. As funcionalidades devem ficar disponíveis em breve.

Integração

Há todo um ecossistema por trás do GranaMap. O TradeMap, app da Valemobi que conta com 4 milhões de usuários, conecta investidores, corretoras brasileiras e estrangeiras, agentes e outros profissionais. O EducaMap, por sua vez, é a plataforma que reúne conteúdos educativos sobre finanças, agora sugeridos aos usuários do novo app.

GranaMap

Interface reúne gastos por categoria. Imagem: divulgação

Com o GranaMap, segundo Massud, o objetivo é formar novos investidores no País. A plataforma de gestão pessoal seria um primeiro passo em direção a uma vida financeira estável.

“O usuário vai entender onde está gastando e que, se economizar, vai ter ganhos. Vai poder, inclusive, se preparar para investir e um dia se aposentar. Você cobre todo o ciclo, desde os seus primeiros rendimentos, ajudando que equacione as despesas. Depois, a gente leva ao TradeMap, para fazer os investimentos”, explica. “É uma plataforma que completa todo esse aprendizado.”