Fim de ano é aquela época em que o trabalhador recebe seus bônus e abonos. Seja 13º ou participação nos lucros, alguns buscam investir parte de seus ganhos, mas o grande problema é: como fazer? Hoje, 95% dos usuários usam os tradicionais serviços de bancos: poupança, CDB e capitalização. Uma alternativa interessante é o Trade Map (Android, iOS), app de investimento que oferece a oportunidade de o usuário simular transações no mercado financeiro.

Embora o mote do aplicativo seja a praticidade, ainda encontrei dificuldades para fazer simulações, em especial para procurar ações e fundos específicos. Por exemplo, você precisa colocar o nome original da ação, como VIV para achar a Vivo. Além disso, inicialmente é um pouco difícil entender os gráficos, principalmente na tela do celular. O ideal é ajustá-los pelo período que deseja acompanhar: dia, semana, mês ou ano.

Mas depois que a simulação fica preparada, ela funciona muito bem. Inclusive com o envio de notificações diárias sobre a proximidade do preço estipulado que o investidor simulou – para venda ou compra – na aplicação.

Uma nota de destaque também para a sinergia com o Canal Eletrônico do Investidor (CEI), que permite analisar a carteira de investimento do usuário, em comparação com a simulação. Outro diferencial da plataforma são as informações, como os dados históricos das ações de até dez anos atrás; dados atualizados de finanças, como EBITDA, valor de mercado e receita etc.; e até informações estatuárias, como sócios da companhia e currículo de diretores e conselheiros.