A plataforma Gov.br atingiu a marca de 145 milhões de contas, informou o Serpro, nesta terça-feira, 4. Isso representa quase 70% da população brasileira. São cerca de 10 milhões de contas adicionadas desde novembro de 2022, um aumento de 7,4% em cerca de quatro meses.

Em 7 de março de 2023, a plataforma bateu seu recorde de acessos diários: 36 milhões. Este foi o primeiro dia de funcionamento do recurso para resgate de valores “esquecidos” em bancos (Sistema Valores a Receber do Banco Central). Mais de 1,9 milhão de cidadãos resgataram cerca de R$ 100 milhões, neste dia.

Segundo o Serpro, no primeiro trimestre de 2023, o Gov.br registrou 813 milhões de acessos. Nesse período, os três serviços mais utilizados foram: Carteira de Trabalho Digital, com 194 milhões de acessos; portal da Receita Federal, com 128 milhões; e o INSS, com 71 milhões.

Atualmente, são 40 milhões de contas ouro, 23 milhões prata e 82 milhões bronze. Cada nível reflete como a conta é criada ou autenticada, sendo que têm acesso a tipos de serviços e transações. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior o nível da conta, que têm mais recursos à disposição dentro da plataforma.