A Anatel promoveu nesta terça-feira, 29, a entrega do Prêmio de Acessibilidade em Telecomunicações 2025, a sétima edição da iniciativa, que busca reconhecer e estimular boas práticas de inclusão na prestação de serviços. A solenidade contou com a presença da secretária nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, que apoiou o incentivo dado pela agência na causa, mas também defendeu que as medidas a serem implementadas pelos regulados não se limitem ao atendimento ao cliente.
Para Feminella, a inclusão também deve estar na formulação de medidas dentro da própria Anatel. Ela ressaltou esse ponto ao comentar o processo em curso na autarquia, de reavaliação do Regulamento Geral de Acessibilidade, que passou por Tomada de Subsídios no ano passado.
“Quero dizer que o ‘Nada sobre nós sem nós’ parte da participação da pessoa com deficiência em todos os contextos sociais e também na proposição sobre políticas públicas”, afirmou.
Quando se trata das ações adotadas pelas prestadoras de telecom, a secretária chamou atenção para a necessidade de incorporar pessoas com deficiência dentro das empresas.
“É importante a profissionalização da acessibilidade, que a gente tenha pessoas, técnicos, profissionais que entendam profundamente sobre a acessibilidade […] Acredito que é através da empregabilidade, incentivando as empresas a cumprirem a lei de cotas e darem oportunidade para as pessoas com deficiência no nosso país inteiro é que a gente vai conseguir avançar essa construção”, afirmou.
Prêmio de acessibilidade
O Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações avalia quatro indicadores: acessibilidade nas lojas; acessibilidade nos sites; acessibilidade no atendimento remoto; e ações voluntárias.
No âmbito das ações voluntárias, o conselheiro substituto Daniel Martins D’Albuquerque destacou que a agência identificou “descontos exclusivos para as pessoas com deficiência, doação de notebooks, desktops, monitores, cadeiras de rodas para associações voltadas ao trabalho para as pessoas com deficiência, publicação de vídeos sobre anticapacitismo e realização de cursos”.
Neste ano, as operadoras vencedoras, considerando o posicionamento em todos os indicadores, foram: a Vivo (no ranking das grandes prestadoras) e a Algar (no ranking das “Prestadoras de Pequeno Porte – PPP”).
Ranking das grandes prestadoras – 2025
1º lugar – VIVO
2º lugar – Claro
3º lugar – Tim
4º lugar – Oi
Ranking das Prestadoras de Pequeno Porte – PPP – 2025
1º lugar – Algar
2º lugar – Sky
3º lugar – Brisanet
4º lugar – Alloha
5º lugar – Desktop
6º lugar – Americanet