A sala de imprensa do Abrint Global Congress foi palco de um protesto, na tarde desta quarta-feira, 7, em defesa da independência do CGI.br. Representantes de diversas associações de provedores de Internet, como Abrint, Neo e InternetSul, dentre outras, entraram batendo palmas e vestindo uma camiseta na qual se lia a mensagem: “Vamos salvar a governança da Internet. CGI.BR independente”.
Os manifestantes criticam a possibilidade de extinção da norma 4, que hoje separa acesso à Internet e telecomunicação como serviços distintos. Eles afirmam que a motivação do protesto não é tributária, mas conceitual: seu receio é de serem regulados pela Anatel, o que poderia significar novas exigências regulatórias e um aumento de custos.
Um dos líderes do protesto era o presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira. “Internet não é telecom. Somos contrários à regulamentação da Internet pela Anatel”, resumiu.
Argumentam que o modelo de governança independente e multisetorial liderado pelo CGI.br é uma das razões para o sucesso do ecossistema de Internet brasileiro cujo modelo é elogiado ao redor do mundo inteiro.

Ao fim do protesto, manifestante posam para foto em frente à sala de imprensa do Abrint Global Congress (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)
Foto no alto: Presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira, durante o protesto pela independência do CGI.br (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da Abrint