O MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) recebeu nesta semana a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano, acompanhada de representantes da empresa, para apresentar o serviço de nuvem pública nacional Magalu Cloud ao governo federal. O encontro ocorreu com a presença da ministra Luciana Santos e dos ministros José Múcio, da Defesa, e Marcos Amaro, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
A reunião se dá no momento em que o governo busca impulsionar a transformação digital do Estado priorizando o uso de nuvem nacional, além de atrair a instalação de data centers no país. O GSI, particularmente, lidera o GT de infraestruturas críticas, que aborda, entre outros pontos, o armazenamento seguro de dados públicos.
Ao divulgar o encontro, nesta quarta-feira, 7, o MCTI informou que os representantes do órgão aproveitaram a oportunidade para sinalizar que estudam formas de fomentar parcerias para o desenvolvimento de infraestrutura, necessário ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
Por ora, a conversa se deu para troca de informações. Ao Mobile Time, a Magalu informou que “realiza, com frequência, a apresentação do seu modelo de negócios para os mais diversos stakeholders, sejam eles de setor público ou privado”, e que “a intenção desses encontros é promover a inovação no Brasil e viabilizar a adoção de serviços de nuvem pública nacional”
Magalu Cloud
Os principais lançamentos do Magalu Cloud ocorreram em 2023, voltados principalmente para atender pequenas e médias empresas, com custos acessíveis e cobrança em reais. O produto, segundo a empresa, inclui computação, armazenamento, rede, banco de dados e inteligência artificial.
Conforme o mais recente relatório de desempenho da Magalu, referente ao quarto trimestre de 2024, o serviço de nuvem alcançou cerca de 300 clientes. Para 2025, o plano é de ampliar o campus de data center no Nordeste. A empresa possui infraestrutura instalada em Fortaleza/CE e São Paulo/SP.
Imagem principal: reunião entre ministros de Estado e representantes do Magalu Cloud. Foto: Luara Baggi /MCTI