A Zoho incrementou sua plataforma de CRM com recursos de IA generativa e orquestração de trabalho e lançou nesta semana o CRM para Todos globalmente. A novidade permite que profissionais de diferentes departamentos — além da equipe de vendas — acessem, personalizem e utilizem a plataforma de gestão de relacionamento com clientes.
O Zoho CRM é uma plataforma que organiza dados e processos ligados a vendas, atendimento e marketing. Com o lançamento do CRM para Todos, a empresa amplia essa função para que times como financeiro, jurídico, integração e pós-venda também possam operar dentro do sistema. A proposta é permitir que as informações dos clientes sejam compartilhadas e atualizadas de forma colaborativa entre as equipes.
Entre os principais recursos está a integração da Zia, IA inteligência artificial generativa proprietária da companhia indiana que permite que usuários criem relatórios, módulos personalizados e fluxos de trabalho por meio de comandos de texto simples (prompts), sem que o usuário precise ter conhecimento de programação.
Além das funções de IA, a plataforma também incorpora duas novas ferramentas:
- Registros Conectados, que sincronizam informações entre diferentes módulos e garantem que os dados circulem entre as equipes;
- Fluxos de Trabalho Conectados, que automatizam processos entre equipes, coordenando atividades entre áreas como vendas, marketing, financeiro e atendimento.
Disponibilidade
Os recursos de IA estão incluídos nas licenças atuais do CRM, sem custo adicional. No modelo CRM para Todos, as licenças destinadas a usuários de áreas não comerciais custam a partir de US$ 9/mês.
A Zoho
A Zoho informa que desenvolve seus modelos de IA internamente, sem utilizar dados dos clientes para treinamento e sem armazenar informações sensíveis. A companhia mantém sede global em Austin, nos Estados Unidos, e em Chennai, na Índia, e conta com mais de 18 mil funcionários em 150 países.