A Ericsson anunciou nesta terça-feira, 17, uma atualização dos seus serviços de sistemas de suporte de operação (OSS) e de negócios (BSS) com inteligência artificial, redes autônomas e redes orientadas por intenções para operadoras. Entre os novos estão serviços baseados em parceria com a AWS, da Amazon.

O primeiro deles é o Gen-AI Lab, um programa global para acelerar a inovação em IA no OSS e BSS das operadoras, ao combinar a experiência da Ericsson com as tecnologias do Amazon Bedrock e da AWS. Outro é a Telco Agentic AI Studio, uma plataforma voltada para criar soluções automatizadas e personalizadas com IA generativa, a partir do Bedrock e compatível com múltiplos provedores (multi-HCP).

E o Telco IT AI Apps, uma série de 20 aplicações de IA tradicional e generativa em nuvem para aprimorar os produtos OSS/BSS em áreas como comércio central, orquestração de serviços, monetização e serviços gerenciados de TI. Isso inclui aplicações de IA generativa, como: assistentes de configuração de produtos; insights de rede; inteligência de operações; informações de produtos; vendas guiadas.

Atualização no OSS e BSS da Ericsson

A fornecedora também atualizou o seu portfólio de serviços OSS e BSS para operadoras, com os seguintes serviços:

  • Telco DataOps Platform, gestão de dados para a nova era da IA;
  • Ericsson Intelligent IT Suite, gestão de OSS e BSS;
  • Ericsson Charge and Billing Evolved para cobrança em tempo real via nuvem;
  • Ericsson Service Orchestration and Assurance, uma atualização que passa a contar com agente de IA para gerenciar automaticamente serviços.

Com o lançamento das novas ferramentas, a Ericsson anuncia ainda que a Orange escolheu o Service Orchestration and Assurance para impulsionar o processo de transformação de sua rede para ser autônoma. E, no arcabouço da IA generativa, a operadora Grameenphone, de Bangladesh, é a primeira participante do Gen-AI Lab.

Importante lembrar que esta é a segunda iniciativa da fornecedora sueca unindo estrutura de telecomunicações com inteligência artificial. No último dia 12 de junho, a Ericsson firmou um acordo com o Google Cloud para implementar 5G via nuvem, o que inclui o uso de IA, kubernetes e fibra ótica terrestre e submarina.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!