Depois de GM e Ford, agora é a vez da Volkswagen escolher seu parceiro de cloud e aplicações de inteligência artificial. A montadora escolheu a Microsoft como fornecedora da Car.Software Organisation, o seu braço de software que desenvolve soluções de direção autônoma e assistência de direção in-house.

A expectativa é de que a entrada da Microsoft na divisão de software da Volkswagen simplifique e acelere o desenvolvimento de processos, uma vez que estará em um ambiente de engenharia escalável e baseado em dados, em especial com processamento de petabytes de milhões de quilômetros percorridos dos carros e análise robusta com machine learning.

Como funcionará a plataforma de direção autônoma da VW

Vale dizer que a fornecedora de tecnologia é parceria da VW desde 2018, ao ajudar a Volkswagen Automative Cloud na criação de serviços digitais e soluções de mobilidade. Unindo Automative Cloud e Car.Software à plataforma da Microsoft, a montadora pretende testar, implantar e operar soluções de direção autônoma com mais facilidade.

Os primeiros veículos com direção autônoma da Volkswagen serão testados neste ano. Por sua vez, a produção dos automóveis está planejada para 2022.

A Volkswagen aposta na digitalização dos carros. Até 2025, a companhia investirá 27 bilhões de euros na transformação digital e com isso saltar dos atuais 10% de uso de software interno no design de veículos para 60%. Atualmente, 4 mil engenheiros e desenvolvedores fazem parte da Car.Software.