O órgão regulador de competição e mercado do Reino Unido, Competition Markt Authorithy (CMA), propôs classificar o Google como strategic maket status (status de estratégico de mercado, na tradução livre do inglês para o português) em buscas e publicidade nas buscas, algo similar ao papel do gatekeeper do Ato de Mercado Digitais (DMA) da Europa.

Como ainda é uma proposta, o CMA terá uma decisão até 13 de outubro. Se confirmada a classificação, o Google deverá tomar uma série de ações para se adequar, como:

  • Exigir telas de escolha para os usuários acessarem diferentes provedores de busca, inclusive com assistentes de inteligência artificial;
  • Garantir princípios de classificação justos e não discriminatórios para empresas que aparecem na busca do Google;
  • Mais controle para transparência e controle para publishers que têm conteúdos expostos nos resultados de busca;
  • Portabilidade dos dados de busca do consumidor para apoiar a inovação em novos produtos e serviços.

Uma segunda rodada de ações poderá ser lançada no primeiro semestre de 2026 e deve incluir impactos e preocupações sobre a posição de negociação do Google com veículos de mídia, rivais do setor de busca e sobre controle em publicidades nas buscas.

Atualmente, 90% das buscas feitas em plataformas digitais são concentradas no Google no Reino Unido. Com isso, 200 mil comerciantes britânicos dependem do buscador da big tech para falarem com seus consumidores por meio de publicidade.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

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