O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira, 1, o app Celular Seguro RJ (Android, iOS). Nele, a pessoa pode consultar IMEIs de smartphones para saber se estão irregulares ou não. A solução desenvolvida pela Polícia Civil permite a consulta de IMEIs de smartphones. O app está integrado às bases da polícia e da Anatel.
Assim, caso uma pessoa queira comprar um celular de segunda mão pode consultar o número de identificação único do aparelho, o que facilita o bloqueio do dispositivo em caso de roubo ou furto.
O acesso ao Celular Seguro RJ e feito pelo login do Gov.br.
O lançamento do aplicativo acontece em meio a uma operação de combate a roubo, furto e receptação de aparelhos celulares no estado. De acordo com números da Polícia Civil, foram presos 53 suspeitos e 453 aparelhos celulares apreendidos nesta terça-feira. Desde o início da Operação Rastreio, em maio, 2,3 mil celulares foram apreendidos.
Diferença com o Celular Seguro do Governo Federal
A ferramenta fluminense homônima do Celular Seguro (Android, iOS) é diferente daquela desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A versão do Rio identifica se um smartphone está irregular ou não por meio da identificação do IMEI, número único que cada celular carrega.
Já o app do MJSP, além de consultar um IMEI (tal qual a versão da Polícia Civil do Rio), permite que a pessoa que teve o celular roubado ou furtado bloqueie a linha telefônica e/ou aplicativos de bancos.
Confira aqui a lista de parceiros da versão federal da ferramenta.
Foto principal: Tela do aplicativo Celular Seguro RJ. Crédito: Rafael Campos