Mark Zuckerberg anunciou investimento de “centenas de bilhões de dólares” em infraestrutura de computação para inteligência artificial e que Meta prevê ativar seu primeiro supercluster (data center) de uma série, no ano que vem. Seu nome é Prometheus.

Vale dizer que um supercluster é uma rede computacional grande e complexa, projetada para treinar modelos avançados de IA e lidar com suas cargas de trabalho.

“Os Meta Superintelligence Labs terão níveis de capacidade computacional líderes da indústria e, de longe, a maior quantidade de recursos por pesquisador”, escreveu Zuckerberg em postagem no Facebook nesta segunda-feira, 14. “Estou ansioso para trabalhar com os melhores pesquisadores para avançar na fronteira da IA!”

O comunicado diz ainda que o executivo está determinado a formar um time de excelência de talentos da indústria. “Temos o capital do nosso negócio para fazer isso”, escreveu.

Além de Prometheus, a Meta está em fase de construção de outros clusters multigigawatts. Um deles, chamado Hyperion, poderá escalar até cinco gigawatts ao longo de vários anos, afirmou, e ficará em plena Manhattan, em Nova Iorque.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!