A Samsung firmou um contrato de 22 trilhões de wons (US$ 16 bilhões na conversão atual) para fornecer chips à Tesla. O contrato foi publicado pela fabricante em um fato relevante e confirmado via perfil no X do CEO da Tesla, Elon Musk.

“A fábrica gigante da Samsung no Texas será dedicada para fazer a próxima geração do chip AI6 da Tesla. A importância estratégica disso é difícil de comparar. Atualmente, a Samsung faz o AI4. A TSMC fará o AI5 inicialmente em Taiwan e depois no Arizona. O seu design acabou de ser finalizado”, escreveu Musk.

Entenda, os chips AI da Tesla são incorporados para serem os cérebros nos carros da montadora norte-americana. Esses SoCs incluem processadores neurais, processador de computação, câmeras e radares que trazem toda robustez tecnologia dos veículos, em especial na direção autônoma.

Musk na Samsung

Importante dizer, a Tesla também tem uma de suas principais fábricas em território texano. O que fará com que a montadora e a sul-coreana se aproximem em termos de produção.

“A Samsung concordou em permitir que a Tesla dê assistência para maximizar a eficiência da produção. Isto é um ponto crítico, uma vez que eu vou pessoalmente à linha (de produção) para acelerar o ritmo e seu progresso. E a unidade fabril (da Samsung) convenientemente não é longe da minha casa”, completou o CEO em sua rede social.

De acordo com o documento da Samsung, o contrato iniciou no último dia 24 de julho e deve durar até 31 de dezembro de 2033, mas não citou a Tesla ou outros termos do acordo afirmando que a contratante pediu “confidencialidade”.

Durante o resultado do primeiro trimestre de 2025, a fabricante confirmou que começaria a fabricar chips de dois nanômetros nos EUA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!