A Tecnorise, empresa de tecnologia para condomínios, registrou uma base de cerca de 6 mil condomínios no Brasil em junho, atendendo a aproximadamente 300 mil unidades. Atualmente, conta com 1 milhão de usuários em seus aplicativos e a empresa, que atua em todo o território nacional e na Flórida, Estados Unidos, planeja expansão para Argentina e Chile em 2025. Recentemente, começou a operar sua inteligência artificial generativa, a Gabi, capaz de conduzir uma conversa com moradores.
Gabi, a inteligência artificial
Gabi é uma IA generativa desenvolvida pela Tecnorise, baseada em dados de “milhares de acessos mensais” de seus condomínios. A inteligência artificial foi programada para falar e interagir com o morador de maneira natural e o mais próximo de um humano.
Sua função principal é assumir a segunda e terceira etapas do atendimento da portaria: contatar o morador para obter autorização de acesso de uma pessoa visitante e, posteriormente, liberar o seu acesso.
A primeira etapa (identificação do visitante) continua sendo realizada por um operador humano, ou seja, o porteiro, para evitar erros e por questões de segurança.
Gabi começou a ser testada recentemente em Porto Alegre, em mais de 100 condomínios. Em junho, foi a vez de condomínios em São Paulo começarem o seu uso.
De acordo com Wylkie Colares, CEO e fundador da Tecnorise, a Gabi ganhará no futuro uma nova versão dentro do aplicativo para interação por comando de voz, permitindo que os usuários realizem ações como enviar convites sem a necessidade de digitação. O convite permite que a pessoa entre no condomínio mais rapidamente, já com o acesso liberado pelo morador. Essa funcionalidade está prevista para começar entre agosto e setembro.
A empresa disponibiliza três aplicativos, um para o síndico, outro para o morador e um terceiro para portaria/guarita.
Seguem algumas das suas características
- APP do Síndico:
? Centraliza a gestão de múltiplos condomínios;
? Entre as funcionalidades há busca por moradores e veículos, cadastro automatizado de visitantes e colaboradores e monitoramento de ocorrências;
? Controle de correspondências, documentos e reservas de espaços comuns;
? Ferramentas como enquetes e comunicação via G-Talk – que funciona como um walkie-talkie, agilizando a comunicação entre porteiros, síndicos e equipes de segurança;
? Acesso em tempo real a câmeras de segurança e a integração da chave digital.
App do Morador:
- Permite que moradores cadastrem e atualizem informações de visitantes e moradores;
- Oferece notificações automáticas e histórico de correspondências;
- Recurso de Ficha Médica permite acesso a dados médicos em emergências de moradores (com consentimento);
- Mural de recados digital e enquetes;
- Sistema de reserva de áreas comuns (como, por exemplo, reservar o salão de festas);
- Funcionalidade Fastpass, para visitantes sem convite. O porteiro captura uma foto e envia-a simultaneamente com uma mensagem de solicitação de autorização para todos os dispositivos da unidade do morador, agilizando a liberação;
- Convites para Visitantes. Na prática, o morador envia um link para a pessoa visitante. Ela, por sua vez, faz o cadastro prévio de seus dados – inclusive de biometria facial – e, ao chegar na portaria, sua entrada é mais rápida do que o normal e a chegada do visitante é notificada ao anfitrião via push;
- Chave Mobile oferece acesso digital ao condomínio;
- Aplicativo centraliza ocorrências, documentos e permite personalização na ordem de chamadas.
App Guarita:
- Simplifica a comunicação, organização e controle das operações na guarita;
- O G-Talk funciona para comunicação entre porteiros, síndicos e equipes de segurança, e inclui geolocalização para respostas em emergências;
- Mural de recados digital permite atualizações instantâneas para moradores;
- Inclui acesso a documentos importantes e registro de ocorrências em tempo real;
- Gestão de Encomendas: O registro de encomendas é feito no sistema e automaticamente notificado ao morador via aplicativo, eliminando a necessidade de ligações.
- Monitoramento remoto via câmeras e a chave digital substitui o uso de chaves físicas e controles remotos.
Integrações
A plataforma possui uma série de integrações aos equipamentos do condomínio, como o portão, a iluminação e sensores de luz, caixa d’água, fechaduras e reconhecimento facial. “Através de um comando posso dizer que se a pessoa X chegar ao condomínio, logo após seu reconhecimento facial, o portão deve se abrir, por exemplo”, explica.
“Ou seja, através de um comando, posso determinar que coisas aconteçam. Criamos, com isso, um mundo de possibilidades. Temos cerca virtual, determinação de áreas perigosas. A gente tem todo o controle à nossa mão”, resume o executivo.
A história da Tecnorise

Wylkie Colares, fundador e CEO da Tecnorise. Foto: divulgação
A companhia começou há 20 anos como uma loja que vendia produtos de informática. Com o tempo, e percebendo a evolução da tecnologia, Colares, optou por pivotar em direção ao segmento de segurança, tornando-se uma empresa de aluguel de sistemas de computador com câmeras de segurança para a região nordeste do país.
“Quando as câmeras plug and play começaram, ficou muito mais fácil para o usuário final montar o seu próprio sistema de segurança. Isso aconteceu em 2014. Vimos uma desaceleração do nosso crescimento e, com isso, antes que a gente visse o cenário de queda, corremos atrás para entender quais produtos e serviços estavam em ascensão nesse segmento de segurança eletrônica. E vimos que a portaria remota estava em voga”.
Colares já tinha alguns clientes e, com isso, selecionou 20 deles para entender quais eram as dores dos porteiros, dos síndicos e dos moradores quando o assunto é a portaria do condomínio.
“Passava metade do dia dentro da guarita, vendo o porteiro trabalhar e a outra metade conversando com os síndicos para entender o que eles achavam do serviço da portaria, o que estava faltando, quais eram as principais atribuições do porteiro, o que eles sentiam falta e o que era satisfatório. E, dentro da guarita, via o que funcionava e o que não funcionava. Às vezes me questionava: por que a expectativa de entrega às vezes não era a esperada? E entendi que o que faltava era uma plataforma, uma ferramenta adequada para que o porteiro prestasse um serviço de qualidade”, lembra o executivo. Não demorou para que a Tecnorise expandisse por todo o Brasil.
Com o tempo, desenvolveu uma plataforma que opera em nuvem. O Ecossistema GEAR é composto por três pilares: GEAR Atendente, G-Phone e os aplicativos (para moradores, síndicos e portarias listados acima). Em conjunto, essas plataformas oferecem uma solução para empresas de segurança que buscam integrar tecnologia em condomínios com porteiros presenciais, ou para serviços de portaria remota, autônoma e híbrida.
Para o desenvolvimento da plataforma, Colares chamou um designer e não um programador. “Fiz o processo inverso porque tinha clara a importância de se desenhar a ferramenta ideal para que o porteiro pudesse prestar um serviço de qualidade”, explica.
A ideia era que a plataforma tivesse tudo em uma única tela e as ações repetitivas com acesso em um clique – como falar com o morador e abrir o portão, por exemplo.
Com isso, embarcaram o VoiP (para falar com o morador), câmera, automações, além de armários inteligentes (homologados pelos Correios) na própria plataforma, com o intuito de transformar a plataforma da Tecnorise completa, para todos os serviços de portaria.
Proteção de Dados
A Tecnorise diz estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A empresa conta com escritórios de advocacia e um DPO (Data Protection Officer) para garantir a segurança das informações. O acesso a dados sensíveis requer autorização da empresa e do condomínio. Imagens de usuários frequentes (moradores) são criptografadas, e imagens de usuários não frequentes são apagadas após um período determinado por questões de segurança. “Todo lançamento, todo recurso, passa pelo compliance”, garante.
Modelo de negócios
A Tecnorise adota um modelo de negócios SaaS e white label. Seus clientes são empresas de segurança, que oferecem as soluções da Tecnorise aos condomínios sob suas próprias marcas. A empresa foi selecionada para ser o aplicativo oficial do projeto “Verso” do Grupo Emiliano de Hotéis, um projeto ambicioso de cem hotéis de luxo com unidades residenciais.