Entre os brasileiros que já compraram telefones celulares seminovos no Brasil, 96% adquiriram seus aparelhos online. De acordo com estudo da Trocafone, que ouviu 92 mil pessoas, o consumidor brasileiro de dispositivos móveis usados é homem (75%) e tem entre 30 e 44 anos. Sua renda é de até R$ 4 mil e atua basicamente como autônomo.
A maioria mora na região sudeste (64%) e usa o telefone celular para atividades cotidianas, trabalho, estudo lazer e consumo de conteúdo. A região nordeste vem em seguida, com 17% dos moradores que compram seminovos. Depois vem sul (10,6%), centro-oeste (4,4%) e norte (3,5%).
Sobre escolaridade, 50% dos entrevistados possuem até ensino superior completo.
Sobre a troca de aparelhos, a maioria dos que compram seminovos (60%) trocam de aparelho entre 2 e 3 anos, e 17% optam por trocar em até 12 meses.
Com relação às marcas, o estudo da Trocafone aponta a Samsung como a preferida por mais de 60% dos entrevistados. E o principal fator de decisão para a compra de um celular para 90% dos consumidores é a economia. Para isso, 88% das pessoas fazem pesquisas no Google.
Além da vontade de economizar, outros critérios começam a ganhar relevância, como segurança, questão importante para 50% dos respondentes e a garantia (44%) como fator decisivo na hora da compra.
Trocafone: pesquisa aborda o uso cotidiano do celular
No dia a dia, o telefone celular é usado para: trocar mensagens e e-mails (82,2%); trabalho e estudo (76,6%); navegação na internet (70,3%); lazer (69,1%); e produção de fotos e vídeos (66,5%).
Essas pessoas assistem a séries e acessam streamings (66,5%); jogam (44%) e lêem (31%).
Vale dizer que, de acordo com o estudo da empresa de reparos e revenda de smartphones seminovos, mais de 76% dos respondentes dizem assinar ao menos uma plataforma de streaming, sendo a Netflix a preferida, seguida por Amazon Prime, Disney+, Max e Globoplay. Já quanto ao serviço de música mais utilizado, o Spotify é o principal.
Sobre consumo
O cartão de crédito é o meio de pagamento utilizado por mais de 50% desses consumidores. E quando o assunto é operadora móvel, 65% optam por planos pré-pagos ou controle – o que proporcionar o maior consumo.
Os marketplaces mais usados são: Mercado Livre (83%), Shopee (58%), Amazon (61%) e Magalu (40%).