A xAI, empresa desenvolvedora de grandes modelos de linguagem, e a rede social X, ambas de Elon Musk, processaram a Apple, nos Estados Unidos, e a OpenAI, do ChatGPT, por conspirarem para impedir a competição nos mercados de smartphones de inteligência artificial generativa.
No processo, as empresas alegam que a Apple não leva em conta os chamados superapps e concorrentes de chatbots de IA generativa como o Grok, da xAI, nos rankings da App Store. Por outro lado, acusa a empresa de Cupertino de favorecer o ChatGPT ao integrá-lo em seus produtos.
“Não fosse por seu acordo exclusivo com a OpenAI, a Apple não teria razão para deixar de destacar de forma mais proeminente o aplicativo X e o aplicativo Grok em sua App Store”, diz a ação.
Ameaças de Musk
No início do mês de agosto, Musk ameaçou processar a Apple por “uma inequívoca violação antitruste”, dizendo em uma postagem na X que a empresa “está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store.”
Após a ameaça de Musk, o CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu: “Esta é uma alegação notável, considerando o que ouvi dizer que Elon faz para manipular o X em benefício próprio e de suas empresas, prejudicando concorrentes e pessoas de quem não gosta”, de acordo com reportagem da CNBC.
Vale lembrar que, no ano passado, a Apple firmou parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT ao iPhone, iPad, MacBook e desktops, a chamada Apple Intelligence.