No último dia 18 de agosto, a 99 (Android, iOS) retornou com sua operação de delivery em São Paulo, o 99Food. A solução ficou em soft launch a partir do dia 12 de agosto e, desde então, está com uma campanha de marketing pesada na TV, mobiliário de rua (OOH) e mídias digitais.
Dias antes do lançamento, no bairro onde moro, na zona sul de São Paulo, os comerciantes começaram a colocar as tags em seus restaurantes. Mas ainda não tinham começado a atender pelo app, pois a maioria realmente esperou a publicidade mais forte a partir do dia 18, data oficial do lançamento .
E os motoboys já circulavam com bags, ao todo 35 mil na região metropolitana de SP.
Uso do 99Food

99Food fazendo entrega (Crédito: divulgação)
Com a operação azeitada com mais restaurantes e entregadores, aproveitei a correria de eventos (vocês viram a cobertura do Super Bots Experience 2025?), que me afastaram do fogão e do supermercado, para testar o serviço de entrega da DiDi no Brasil, o terceiro na América Latina.
Me surpreendeu a quantidade de restaurantes, inclusive grandes marcas, como o McDonalds (Android, iOS), além de várias possibilidades de opções que permitiram entregas rápidas. O lado ruim é que reparei que alguns restaurantes não colocaram o preço do balcão, apesar do esforço da 99 em reduzir as taxas. Mas a plataforma tem marcado quando o valor é o mesmo do cardápio físico.
Aliás, os pedidos que fiz foram Big Mac, no McDia Feliz, no último sábado, 23, e de uma pizzaria do bairro que peço desde criança – em uma segunda-feira, o que é bem difícil em São Paulo. Em ambos os pedidos, tive o desconto de até 50%, entrega grátis e chegaram em menos de meia hora.
Com o McDonalds, a entrega foi pela 99 e pude acompanhar passo a passo. Para confirmar minha identidade, o motociclista pediu apenas o código, que era randômico. Com a pizzaria, a entrega foi pelo próprio comércio e não precisou de código. Nos pedidos, uma ligação automática é feita pela 99Food para avisar que a entrega foi feita.
Neste começo, a 99 dá ao consumidor um cupom de R$ 10 caso a entrega tenha dez minutos de atraso ou R$ 30 para atraso de 30 minutos. Mas não foi necessário no meu caso.
Ressalvas

Diretor geral da 99 no Brasil, Simeng Wang (divulgação)
Dois pontos que precisam melhorar no delivery da DiDi:
- O mapa é muito pequeno para acompanhar o motoboy;
- O onboarding é muito longo.
Preenchi três telas de cadastro e confesso que me arrependi de não ter feito o pedido com mais antecedência, já que o processo foi demorado. Não entendi por que preencher basicamente três telas. E também não compreendi por que o 99Food não puxa os meus dados de cadastro do 99.
Outra coisa que seria interessante de a 99 adicionar seria um cashback para compras no delivery. Lógico, entendo que a companhia está com uma estratégia agressiva de cupons, mas um dia os cupons acabam.
Mas de forma geral, a experiência não deve em nada a outras plataformas de delivery.