O Brasil registra atualmente um volume de aproximadamente 11 milhões de chamadas por mês para a API de SIM Swap do Open Gateway. O número foi apurado por Mobile Time junto a fontes das três operadoras que oferecem o serviço no país: Claro, TIM e Vivo.
A API de SIM Swap é a mais popular dentre aquelas do catálogo do Open Gateway disponíveis no Brasil. Ela informa se determinado número móvel trocou de SIMcard recentemente, o que pode ser um indício de uso fraudulento – o golpista consegue roubar o número da vítima e tenta entrar em suas contas bancárias recuperando senhas por SMS.
Os maiores usuários dessa API são bancos e fintechs preocupadas em combater esse tipo de fraude. Antes do Open Gateway as operadoras já ofereciam por conta própria APIs de SIM Swap, mas cada uma tinha a sua. Agora, com a padronização em torno da versão criada para o Open Gateway, houve uma migração dos clientes para a nova API. Por isso ela já nasceu com um grande volume de chamadas.
Depois do SIM Swap, API de verificação de número combinada com RCS
Entre as APIs do Open Gateway, a próxima aposta das teles com potencial de atingir também milhões de chamadas por mês é a de verificação de número.
Seu uso é voltado para processos de cadastro em qualquer serviço digital, como abertura de conta em uma fintech ou em uma rede social, por exemplo. Em vez de enviar um token por SMS ou WhatsApp para confirmar o número telefônico informado pelo usuário, a verificação é feita de maneira silenciosa pela operadora, sem fricção e mais rápido. Por isso mesmo, seu preço é um pouco mais alto que o de envio de um SMS.
O TikTok é um dos primeiros nomes a testar a API de verificação de número no Brasil. Há também entidades de governo e brokers utilizando-a.
Para ajudar essa API a ganhar tração, as teles planejam combiná-la com jornadas por RCS, revela Leonardo Silva, head de B2B Messaging, CPaaS e Open Gateway da Vivo, em conversa com Mobile Time.
“Estamos estudando formas de atrelar a API de number verification à jornada de RCS, construindo conversas ricas e seguras. Será o Open Gateway entrando no mundo da mensageria”, comenta o executivo. O movimento foi confirmado a Mobile Time por fonte de outra operadora.
Além de SIM Swap e verificação de número, as teles brasileiras trabalham com várias outras APIs do Open Gateway, dentre as quais KYC, Device Location, Device Status, Scam Signal, Tenure, Quality on Demand, Verificação de Idade, Device Swap e Status de Conectividade.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA