A API de verificação de número do Open Gateway tem potencial para abocanhar metade do volume de mensagens de texto (SMS) enviadas com senhas temporárias (OTP, na sigla em inglês), estima o country manager da Infobip no Brasil, Caio Borges, em conversa com Mobile Time.

O SMS OTP e a referida API cumprem a mesma função: confirmar o número telefônico em um device durante um processo de onboarding ou realização de uma transação. É uma informação especialmente valiosa para apps de finanças e de compras. A diferença é que no SMS OTP um código é enviado por mensagem de texto para o número telefônico informado pelo usuário e este precisa digitá-lo no app em questão para confirmar seu número, enquanto que na API a confirmação é enviada pela rede telefônica diretamente para o app, sem requerer nenhuma ação extra do usuário. Ou seja, com a API é feita uma verificação silenciosa – por sinal, dentro da Infobip, ela atende pelo nome de Silent Mobile Verification (SMV). Além de ser uma experiência mais amistosa para o cliente, a API é mais rápida: testes feitos pela Infobip demonstram que no SMS OTP o tempo para conclusão da confirmação pode chegar a 40 segundos, enquanto que com a API dura menos de cinco segundos.

Borges estima que o SMS OTP represente hoje cerca de 10% do volume total no Brasil de SMS A2P (SMS de aplicações de empresas para os consumidores). Cada requisição da API de verificação de número vai custar um pouco mais caro que o SMS, pois o serviço agrega mais valor. Importante destacar que os preços variam um pouco dependendo da operadora e do volume contratado.

As integrações com as três grandes operadoras brasileiras (Claro, TIM e Vivo) já foram concluídas e a oferta da API deve começar a ganhar tração a partir de agora. O volume mensal de requisições vai girar na casa dos milhões, estima Borges.

Mais Open Gateway

Vale lembrar que a API de SIM Swap, que também faz parte do Open Gateway, já registra cerca de 10 milhões de requisições por mês. Recentemente, a Claro abriu suas APIs do Open Gateway para acesso gratuito por startups, com limite de 1 mil requisições por API por mês durante seis meses. Por fim: o projeto do Open Gateway no Brasil é um dos finalistas do Prêmio Seleção Mobile Time 2024, cuja votação vai até 12 de maio.

Ilustração no alto: Nik Neves