O RCS, novo serviço de mensageria multimídia das operadoras móveis, até então disponível apenas para smartphones Android no Brasil, chegou aos iPhones do país, primeiramente com a Vivo. A partir de agora, assinantes da operadora que tenham iPhones atualizados com iOS 26 já conseguem enviar e receber mensagens RCS. A expectativa é de que o RCS seja disponibilizado para usuários de iPhone das demais operadores em breve.

No iPhone, as mensagens de RCS são gerenciadas através do iMessage e aparecem dentro de balões verdes, como acontece com o SMS. A diferença agora é que com o RCS os usuários de iPhone podem trocar vídeos e imagens em alta definição pelo iMessage com usuários Android. Também se torna possível ver se a outra pessoa está digitando e verificar se uma mensagem foi lida, funcionalidades indisponíveis no SMS.

Por sua vez, as conversas feitas no iMessage entre iPhones continuam sendo diferenciadas pela cor azul dos balões. Vale lembrar que neste caso as conversas são protegidas por criptografia de ponta a ponta.

No Brasil, o serviço de RCS usado pelas operadoras é provido pelo Google, em uma plataforma na nuvem. Em agosto passado, durante o evento Super Bots Experience, o Google divulgou que o serviço de mensageria estava disponível para 135 milhões de usuários no Brasil. A liberação para o iPhone vai aumentar ainda mais essa base e resolver o problema de falta de interoperabilidade para troca de mensagens entre pessoas com smartphones de sistemas operacionais diferentes.

Mobile Time experimentou o serviço enviando uma foto de um smartphone Android pelo Google Mensagens para um iPhone da Vivo. O destinatário a recebeu pelo iMessage e conseguiu responder dentro de uma janela de chat entre os dois aplicativos (veja abaixo em um screen shot).

rcs

A importância do iPhone para o RCS Business Messaging

A chegada do RCS ao iPhone é fundamental para os planos das teles e do Google de difundir o uso desse serviço de mensageria para a comunicação entre empresas e seus consumidores, tanto em notificações quanto em sessões de conversas. Até então, a falta do ecossistema da Apple era a principal barreira para a adoção do RCS Business Messaging, como é chamada a versão A2P do serviço.

A notícia chega em um momento de acirramento da competição no mercado A2P, com a redução dos preços do WhatsApp para mensagens de utilitários, colocando-o em um patamar competitivo frente ao preço do SMS. Paralelamente, o Google lançou novas funcionalidades relacionadas ao RCS e traça planos para avançar sobre o mercado de atendimento, hoje dominado pelo WhatsApp.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!