Lançada em 2001, o BREW (Binary Runtime Environment for Wireless), desenvolvido pela Qualcomm, era uma plataforma voltada para a criação e distribuição de aplicativos móveis nos tempos pré-smartphone, antes do surgimento da App Store e da Google Play.
O BREW funcionava em celulares CDMA, padrão criado pela Qualcomm, e o download dos aplicativos era feito através de lojas mantidas pelas operadoras, com cobrança na fatura.
A ideia por trás do BREW era fornecer uma camada padronizada de software sobre o sistema operacional básico do aparelho, para que desenvolvedores criassem aplicativos e jogos portáveis entre diferentes modelos de celulares compatíveis. Da versão 1.0 lançada em 2001, o BREW foi até a versão 5.0.1, em 2009, quando passou a se chamar BREW MP.
Do lançamento a decaída
Entre 2001 e 2004, operadoras como Verizon (EUA), KDDI (Japão) e algumas na China e Coreia do Sul adotaram o BREW. A plataforma chamou a atenção por permitir o download de jogos e apps diretamente nos aparelhos, algo raro na época.
Grandes empresas do ramo de jogos, como a EA Mobile, Gameloft e Capcom chegaram a ter seus títulos distribuídos por BREW até o auge da plataforma, por volta de 2006.
Porém, a ascensão foi atrapalhada por um ponto de virada da indústria de telefonia e tecnologia móvel: o lançamento, em 2007, do iPhone, com seu sistema operacional iOS, e, logo em seguida, do Android. O declínio se confirmou com o domínio do Java (J2ME) entre as desenvolvedores e a popularização do Android. Dali em diante, até 2010, o BREW ficaria restrito a telefones básicos, os feature phones.
A Qualcomm até tentou reposicionar o BREW como BREW MP (Mobile Platform), uma plataforma de middleware para celulares de baixo custo, mas não teve o sucesso esperado.
No Brasil, somente LG, HTC e Samsung disseram que ofereceriam aparelhos com o Brew MP. No mundo, outros 63 fabricantes experimentaram a tecnologia. E, a partir de 2014, o BREW praticamente desapareceu do mercado global. Em 2021, a página dos desenvolvedores foi desligada após oito anos de inatividade, descontinuando o suporte e o seu desenvolvimento.