A Nuvemshop firmou uma parceria com a Meta para colocar a jornada de pagamento sem redirecionamento para comércios eletrônicos no WhatsApp (AndroidiOS) e com inteligência artificial para facilitar a jornada de compra do cliente.

Durante o D2C Summit, evento organizado pela Nuvemshop nesta terça-feira, 30, o presidente e cofundador da plataforma, Alejandro Vázquez, afirmou que a parceria é o começo da “era do Comércio Agêntico”, uma vez que a tecnologia deixa as vendas mais fluidas e sem fricções.

Ou seja, um consumidor de um e-commerce, além de ter apoio de um robô conversacional na hora de fechar o pagamento (checkout), poderá fazer toda sua jornada de compra sem sair do app de mensageria, como informou a companhia com exclusividade ao Mobile Time.

Nuvemshop e WhatsApp juntos

Para um comércio online poder usar a solução sem redirecionamento, a API do WhatsApp foi conectada à Nuvem Chat, a solução de IA da Nuvemshop que pode interpretar texto, voz e imagem, assim como encaminhar para o transbordo humano. Uma vez plugada na loja de um parceiro da plataforma de e-commerce, a tecnologia da Nuvemshop acessa informações do comércio, como:

  • Catálogo de produtos;
  • Formas de envio de pacotes;
  • Métodos de pagamento;
  • Promoções;
  • Status dos pedidos.

Com isso, ao receber o contato do consumidor via WhatsApp, a IA da Nuvem Chat responde pela loja com os detalhes da solução escolhida, cria o carrinho e disponibiliza o pagamento direto via gateway de pagamento da plataforma. Porém, os pagamentos são apenas via cartão de crédito.

Em outras palavras, a partir da conexão com a solução da plataforma de e-commerce, cada comércio pode ter seu próprio agente de IA que atende o consumidor, das dúvidas iniciais à finalização da compra.

Estratégia

De acordo com a companhia, a solução foi criada exclusivamente para o Brasil, além de ser a primeira plataforma de e-commerce a ter esse tipo de parceria com a big tech para atender o mercado de vendas diretas (D2C). Esta é uma das 100 ferramentas que a Nuvemshop apresentou no D2C Summit. A ideia da companhia é se posicionar como uma plataforma completa para o e-commerce, com chat, inteligência artificial, pagamentos, envio de produto e marketing em um único lugar.

 

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