
|Mobile Time Latinoamérica| Na América Latina, o consumidor brasileiro é o mais disposto a experimentar novas tecnologias. É o que revela a primeira edição do Termômetro Digital da América Latina, relatório produzido por Mobile Time Latinoamérica e a empresa de pesquisas HSR. No estudo, foi comparada a reação diante de novas tecnologias por parte de consumidores de cinco países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
Quando perguntados sobre seu comportamento diante de novas tecnologias, 31% dos brasileiros dizem que “adoram testar tudo que é novo”, o que os classifica como “early adopters”. A proporção é menor nos outros quatro países pesquisados: Colômbia (24%), Argentina (23%), México (23%) e Chile (20%).
O México apresenta a maior proporção de consumidores que preferem esperar a maioria usar antes de testar uma novidade tecnológica (17%), e o Brasil tem a menor (11%).
O Chile é nitidamente o mais conservador entre os cinco países quanto à atitude frente a novas tecnologias. Além de ser aquele com a menor proporção que “adora testar tudo que é novo” (20%) é o que apresenta a maior proporção dos que só começam a usar uma nova tecnologia quando ela se torna padrão (9%). Neste ponto, o Brasil tem o menor percentual (3%), reforçando sua característica de abertura à inovação.
Média da região
Na média, pode-se dizer que o latino-americano se interessa em provar novidades, mas de forma cautelosa. Essa é uma semelhança que chama a atenção: em todos os cinco países estudados entre 50% e 60% da população afirma que “toma cuidado, mas é aberta a novidades”. A maior proporção foi verificada na Colômbia (59%) e a menor, no México (52%). A média dos cinco países é de 54%.

Termômetro Digital da América Latina 2025
Sobre o Termômetro Digital da América Latina
O Termômetro Digital da América Latina é um conjunto de relatórios sobre o uso de novas tecnologias chaves para o desenvolvimento econômico de diversos setores com foco em cinco países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Nesta edição, foram entrevistadas 5.059 pessoas, distribuídas entre os cinco países pesquisados, entre os meses de julho e agosto.
Cada relatório foca em um tema, seja uma tecnologia específica ou um aspecto na relação do consumidor latino-americano com a chegada de novos serviços digitais ou dispositivos eletrônicos, sempre propondo uma comparação entre os cinco mercados citados para a identificação de semelhanças e diferenças entre eles.
O tema do primeiro relatório é a atitude do consumidor latino-americano frente à chegada de novas tecnologias digitais. Novos relatórios serão publicados ainda este ano, ao longo das próximas semanas.
O projeto é fruto de uma parceria entre a plataforma de notícias Mobile Time Latinoamérica e a empresa de pesquisas Blend New Research, do grupo HSR. Os relatórios são publicados no Mobile Time Latinoamérica em versões em espanhol, português e inglês, disponíveis para download gratuito aqui.
 
