A TIM anunciou contrato com a mineradora Vale nesta terça-feira, 4, para instalação de novas redes privativas 5G em suas operações no Brasil. A mineradora pretende conectar dispositivos e soluções e ter uma conexão mais veloz

A TIM já atua há alguns anos no setor de mineração e, com a Vale, somam-se oito clientes, entre eles a Anglo American e Alcoa. Para Alberto Griselli, CEO da TIM, a conquista do novo contrato é motivo de muitas comemorações para o segmento da empresa batizado como TIM Smart Mining.

“Temos clientes importantes, e estamos superfelizes com a Anglo American e Alcoa, mas, como uma empresa brasileira, sempre foi um grande desejo conquistar e ser escolhida para prover conectividade à Vale”, disse o executivo. “Posso dizer que, enfim, demorou bastante, perdemos algumas licitações – estamos falando de processos seletivos muito criteriosos – mas conquistamos o cliente”, disse em conversa com jornalistas sobre o balanço financeiro da operadora.

O contrato foi assinado recentemente e, neste primeiro momento, a TIM deverá preencher lacunas de conectividade 4G, mas o foco será na construção de redes privativas 5G para levar segurança, produtividade, eficiência e inovação, como explicou Fábio Reis, diretor regional da TIM Brasil.

“Vamos avançar com a construção da rede 5G, fazendo com que a gente tenha dispositivos e soluções inteligentes para fazer a conexão autônoma de perfuratrizes, de caminhões e de veículos da Vale. Mas essa é uma construção ao longo dos próximos trimestres. A gente está ainda no momento de assessment da parceria. A parceria foi fechada há poucos meses e estamos fazendo o assessment para a Vale dar passos mais largos em segurança, ESG e também levando inovação e novas soluções atreladas ao 5G em função de latência e velocidade das conexões”, explicou Reis.

O que acontece com as atuais redes da Vale?

Os executivos não informaram se as redes 5G da TIM vão complementar ou substituir as redes da Vivo, parceira de conectividade da Vale desde 2019. “Isso ainda está em discussão com a Vale. Estamos abertos a prover todas as soluções, tanto de 4G quanto de 5G. A decisão ainda passa pela própria Vale se levaremos complemento às redes atuais ou novos mapeamentos e conexões”, disse Reis.

O parceiro da TIM para as redes 5G é a Nokia e se trata do mesmo parceiro da Vivo para as redes da Vale. “A Nokia é um parceiro nosso bastante consolidado no segmento corporativo também na rede de acesso. Desde o processo seletivo do ano passado a Nokia entrou no pool de fornecedores de equipamentos 5G da operadora”, comentou Griselli.

Importante lembrar que a Vale anunciou em junho deste ano, no MPN Fórum 2025, evento organizado por Mobile Time, que a mineradora estudava implementar redes privativas nos portos de São Luís/MA e Tubarão/ES.

Investimentos e valores da parceria não foram divulgados.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!