A Visa acaba de lançar o Protocolo de Agente Confiável, uma estrutura dedicada ao comércio agêntico, que permite que agentes de inteligência artificial (IA) e comerciantes consigam se comunicar de forma segura ao longo de cada etapa de uma transação. Segundo a bandeira de cartões, a ideia é possibilitar que a IA pesquise, compare e pague em nome do cliente, mas sem que isso exponha comerciantes, clientes e agentes da tecnologia a algum tipo de risco.

Trata-se de uma resposta ao intenso tráfego baseado em inteligência artificial no comércio varejista. Este tráfego, em 2024, só nos EUA, cresceu mais de 4.700%, sendo que 85% dos usuários compraram usando IA. De acordo com a Visa, o cenário vem gerando novos desafios sobre como evitar o bloqueio errôneo de transações agênticas legítimas, habilitar os checkouts com e sem login baseados em agentes, e garantir que o consumidor veja a transação e bata os dados de pagamento, mesmo quando feito pela IA.

Solução da Visa reconhece agentes confiáveis

A Visa afirma que o Protocolo de Agente Confiável é capaz de reconhecer quais agentes são confiáveis, diferenciando-os de automações maliciosas e de bots desonestos. Para isso, utiliza assinaturas criptográficas específicas de agentes que contêm: a intenção da IA; o reconhecimento do consumidor; e as informações de pagamento.

Desenvolvido com a Cloudflare, o protocolo está disponível no Visa Developer Center e no GitHub. Empresas como Coinbase, Nuvei e Shopify deram retorno positivo sobre o novo produto.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!