A Read AI (Android, iOS) quer avançar mais na América Latina e para isso está com uma estratégia de lançamento de produtos e funcionalidades, inclusive no mobile. A companhia está lançando nesta quarta-feira, 19, as versões Android e Windows da solução, em complemento às opções em Mac e iOS.
Em conversa exclusiva com Mobile Time, o CEO e cofundador da companhia, David Shim, explica que isso ocorre pelo forte crescimento na região de usuários da plataforma de produtividade que atua com transcrição e assistente de reuniões baseado em inteligência artificial. A estratégia é expandir para fora dos Estados Unidos, já que lá existe uma predominância de dispositivos da Apple e a ideia é crescer também em Android.
Shim compara esse pensamento com o desenvolvimento dos apps de mapas da última década que precisaram se adaptar às demandas e aos públicos de cada região: “Sabemos que o Windows é o maior sistema operacional para PCs em uso no Brasil. Isso também vale para Android nos celulares. Veja, o iPhone e Mac são populares nos EUA, mas sabemos que Windows e Android têm mais presença na América Latina. Por isso, é importante lançar nesses dois sistemas operacionais para mostrar o nosso comprometimento com a região”, detalha.
O Brasil é um dos maiores mercados da Read AI, com destaque também para México e Colômbia, já que os três figuram entre as dez principais geografias para a empresa por número de usuários. Atualmente, a companhia não tem time local, mas Shim diz que a equipe dos EUA atende os clientes da América Latina com espanhol e português “leve”.
Read AI híbrido
Com o lançamento de novas soluções na região, a empresa avança em sua estratégia híbrida. Criada durante a pandemia de Covid-19, em 2021, a companhia surgiu como um copiloto para pessoas em reuniões no home office. Agora, com o retorno de muitas empresas ao trabalho presencial — ou ao modelo combinado entre escritório e casa — o Read AI ganha as ruas por meio do mobile.
“As pessoas não estão mais (trabalhando) em casa. Elas estão usando o Zoom, o Microsoft Teams, o Google Meet, mas também estão se reunindo mais pessoalmente. Então, nós precisamos medir essas conversas (no ambiente físico) e lançar o aplicativo para iPhone e agora para Android”, diz.
A informação se baseia em um estudo interno da empresa que revelou um aumento global de seis pontos percentuais nas reuniões presenciais, de 47% para 53%. O levantamento também mostrou que 20% dos encontros empresariais são espontâneos e que 97% de todas as interações acontecem fora das reuniões tradicionais de trabalho.
“É importante pensar que, se a pessoa está no escritório, circula entre diferentes mesas, conversa com várias pessoas, participa de uma reunião, mas depois se encontra com um cliente no Zoom e outro no Google Meet. O usuário vai querer reunir esses dois conjuntos de dados porque tem conversas internas e externas. E a nossa IA entenderá o que está acontecendo e trará esse contexto completo (online e offline)”, explica.
Tudo em um lugar

Uso do app para interações com agente da Read AI (crédito: divulgação)
Para atender esse público, a Read AI redesenhou a sua plataforma e criou o Operator, um painel para servir de apoio ao usuário em sua jornada e centraliza as plataformas online e offline. Ao todo são mais de 20 plataformas que o serviço está integrado, como Gmail, Teams, Zoom e Slack, assim como plataformas VOIP.
Esta solução permite capturar conversas, eliminar ruídos sonoros, transcrever, gerar resumos e insights. O Operator ainda ganha um agente que permite capturar dados de atividades (online e offline) e fornecer informações ao usuário em tempo real, assim como buscar informações nas conversas, e-mails e documentos das plataformas que estão plugadas.
Disponível tanto para usuários B2B ou B2C, o Read AI tem plano gratuito que permite uso da plataforma para cinco reuniões por mês e assinaturas mensais a partir de US$ 15 com métricas e notas em tempo real ou 100 minutos mensais de upload de áudio e vídeo.
Futuro
Para os próximos passos, Shim conta que está no radar a integração com o WhatsApp, mas hoje a plataforma já captura informações de ligações no app de mensageria da Meta via Desktop. Também estão trabalhando com Salesforce e Hubspot para levar análises preditivas e automatizadas a partir de consentimento e captura de dados do consumidor: “O sistema começa a reconhecer o que é importante para você. É nisso que estamos trabalhando: quanto mais conversas, mais arquivos e mais integrações você tiver, melhor entenderemos quem você é e o que é importante para você”, resume o CEO e cofundador da Read AI.
