O Itaú (Android, iOS) lançou o Pix por aproximação dentro do seu aplicativo, o que torna seus clientes independentes das carteiras digitais para fazerem pagamentos instantâneos via NFC. Apesar de a operação ser concretizada no app, somente clientes que usam o sistema Android terão acesso à nova função. Isso porque a Apple não tem autorização para operar como um iniciador de transações de pagamento (ITP).
Para fazer um Pix por aproximação, o cliente Itaú deve entrar no aplicativo, selecionar a opção “aproximar para Pix”, aproximar o celular da máquina de pagamento e confirmar a senha. Se desejar, pode parcelar a compra. O banco destacou que o processo é uma combinação entre conveniência e segurança, sendo a função focada para pessoas que preferem fazer qualquer operação do gênero pelo app. Vale enfatizar que dentro da carteira digital do Google o usuário não precisa inserir a senha para concluir a operação, mas há um limite de valor por transação.
Em fevereiro do ano passado, poucos dias antes do Pix por aproximação ser disponibilizado nas carteiras digitais, o Banco do Brasil também anunciou a operação no seu aplicativo, tornando-se o primeiro a oferecê-la nesse padrão. A transferência só exigia validação com senha em transações acima de R$ 200,00, diferentemente de Nubank e Itaú, que requerem biometria, independe de valor.
O Nubank também passou a ter a função em 2025, mais precisamente em maio, com possibilidade de parcelamento.
Pagamento NFC com smartphone
A possibilidade de pagar apenas encostando o aparelho celular vem crescendo nos últimos anos. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil, de dezembro do ano passado, 64% dos entrevistados disseram já ter usado a tecnologia, uma diferença de 8 pontos percentuais em um ano. Ironicamente, o percentual de usuários é maior entre pessoas que têm um iPhone (83%), contra 55% dos que usam Android. O índice não é por acaso, já que muitos aparelhos do sistema do Google ainda não possuem o NFC.
Ilustração produzida por Mobile Time com IA.


