As iniciativas para a implantação da tecnologia 5G no Brasil estão avançando. Com contratos assinados pelas operadoras e instalação de antenas, a liberação do sinal já está disponível para algumas cidades. Com isso, nossa rotina vai mudar e soluções inovadoras surgirão, causando um impacto diretamente na sociedade.

Cada geração de Internet móvel – 2G, 3G e 4G – possibilitou mudanças na forma como nos comunicamos e nos relacionamos com o outro. Há algum tempo seria inimaginável ter uma rede social baseada em fotos ou serviços de streaming que conseguem rodar vídeos sem a necessidade da conectividade com o Wi-Fi. Isso só foi possível devido à inovação da rede 4G, que revolucionou o mercado, abrindo um leque de possibilidades.

A tão esperada tecnologia 5G permite um salto maior quando o assunto é inovação. Projetos que antes estavam somente no plano das ideias ganham meios para se tornarem realidade, transformando o modo de produzir e viver. A competitividade e a produtividade de áreas como indústria, educação e agronegócio, por exemplo, serão ampliadas, além de viabilizar o desenvolvimento de novas soluções e oportunidades de negócios.

Um dos principais diferenciais da nova geração está relacionado ao tempo de resposta. Com velocidade de transmissão de dados 100 vezes maiores que o 4G e com baixa latência, a comunicação se torna quase instantânea. Isso aumenta a confiabilidade da informação e propicia, por exemplo, a comunicação máquina-máquina praticamente instantânea, tornando viável o desenvolvimento de projetos relacionados a cidades inteligentes, veículos autônomos, realidade virtual, saúde remota e controle da geração de energia.

Associada com outras ferramentas tecnológicas como o cloud computing e inteligência artificial, a tecnologia 5G mudará as rotinas das cidades. Semáforos inteligentes poderão evitar congestionamentos nos grandes centros. Também será possível integrar a iluminação pública com câmeras de segurança e sinalizações para conversarem entre si a fim de criar um ecossistema mais eficiente nos centros urbanos e auxiliar as autoridades na tomada de decisão.

Entretanto, engana-se quem acha que somente os grandes centros terão benefícios com a implementação da nova geração de rede móvel. Mesmo em áreas remotas, onde o sinal de Internet chega com dificuldade, um modem 5G com antena externa vai melhorar a disponibilidade de uma banda larga. Isso mudará drasticamente setores como o agronegócio – que depende cada vez mais de tecnologias – aumentando sua competitividade frente ao mercado internacional.

Outro setor que deve passar por modificações significativas é a saúde. Com a presença do 5G em locais afastados dos centros urbanos, será possível que os médicos utilizem ferramentas tecnológicas para melhorar o atendimento à população. Será muito mais fácil monitorar os pacientes à distância, fornecer e enviar exames de imagem com alta resolução, incentivando o uso mais frequente da telemedicina, que se tornou uma opção durante a pandemia da Covid-19 e deve ser implementada cada vez mais no dia a dia do paciente.

Em 2019, apesar de ainda não estar liberada a frequência 5G para o uso comercial, já foi possível sentir o potencial da tecnologia em um piloto, promovido pela Fundação CERTI, TIM e Huawei. Na ocasião, os presentes puderam realizar o download de um filme de 2 horas em apenas dois minutos e ter uma experiência positiva em equipamentos de realidade virtual, já que os movimentos respondiam quase que em tempo real e com padrão de imagem superior, evitando enjoos – algo normal quando existe o delay.

Essa é só a ponta do iceberg do novo mundo de possibilidades que o 5G trará. Na teoria, o 5G vai suportar mais de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado. Mas para que isso seja realidade, será necessário também o investimento substancial pelas operadoras de infraestrutura, incluindo a seleção de muitos locais para a instalação de antenas. A disposição das administrações municipais em apoiar a implantação da nova tecnologia será também fundamental para que a sociedade possa usufruir logo deste avanço tecnológico.