Atualmente, as empresas estão cada vez mais adeptas à transformação digital com o objetivo de garantir uma experiência mais ágil e conveniente que atenda as reais necessidades dos seus clientes. Mas, para que os processos internos sejam digitalizados é fundamental que haja muito planejamento, pois qualquer ato falho pode ser prejudicial e determinante para os negócios. Desse modo, o primeiro passo é modernizar o data center.

Sabe-se que o mundo digital é escalável, dinâmico e flexível e migrar o data center para a tecnologia em nuvem é a porta de entrada para um universo cheio de novas possibilidades. Mas, é preciso ter muita cautela nesse processo, pois caso tenha algum problema devido à má administração, isso poderá causar perdas financeiras para as instituições, impactando negativamente os seus resultados, uma vez que eles são utilizados para sustentar os sistemas e arquivos de uma instituição.

Com o uso dessa solução, as corporações têm liberdade, flexibilidade e agilidade para crescer, afinal, não é necessário um espaço físico para instalar seus equipamentos como servidores, cabeamentos, roteadores e componentes de rede, por exemplo. Dessa forma, eles não precisam se preocupar com a capacidade de cada ferramenta, ampliando assim o leque de oportunidades para as empresas criarem campanhas de vendas garantindo assim o funcionamento ininterrupto.

Outra vantagem é a redução de custos. Segundo levantamento desenvolvido por nossa equipe de especialistas, é possível economizar 23% quando comparamos o investimento em um Data Center local com a migração para Nuvem. Diante desses números, posso dizer que não é necessário um investimento adicional para modernizar essa tecnologia, basta realocá-lo a um sistema já existente e renovar a cada cinco anos.

Mas, é preciso ficar atento para que o sistema permaneça sempre atualizado para que o profissional responsável consiga atender com mais agilidade e flexibilidade as demandas internas e conseguir provisionar os recursos em um curto período. Caso contrário, isso pode ocasionar sérios problemas de segurança, como ataque de hackers e a paralisação dos processos internos, demandando esforços adicionais de monitoramento e gestão.

Portanto, concluo que a modernização desse sistema vai muito além da transformação digital. Por isso, dê o primeiro passo e aposte em um Data Center em Nuvem, pois ele irá ajudar a otimizar todas as áreas do seu negócio, garantir a segurança e melhorar a satisfação dos seus clientes. Pense nisso!