A transformação digital tem mudado, diariamente, a forma como consumidores se conectam com marcas – especialmente por meio de dispositivos móveis, que concentram boa parte da atenção e da jornada de compra. Em um cenário de alta concorrência e excesso de informações, capturar a atenção exige diferenciação. De acordo com um estudo conduzido pela Opinion Box, 72% dos consumidores afirmam esperar que as empresas os reconheçam como únicos, identificando seus interesses. Ainda segundo ele, outros 73% preferem optar por marcas que oferecem experiências personalizadas e positivas.
Nesse contexto, se você é uma marca e deseja se conectar com o seu público-alvo de uma maneira assertiva, precisa apostar em soluções que sejam capazes de te destacar diante da concorrência e causar um engajamento ainda maior. Mas como isso é possível? Por meio de duas frentes que têm transformado a experiência dos usuários no mercado mobile: personalização e segmentação.
Afinal, com o celular na palma da mão, os consumidores procuram por algo diferenciado, que esteja de acordo com o seu perfil. As marcas que apostam em ferramentas de personalização, utilizando algoritmos avançados e fazendo uma análise de dados em tempo real, podem entregar anúncios que se conectam diretamente aos interesses do seu público-alvo.
Trago aqui um exemplo prático de mercado aplicado pela Magazine Luiza, uma gigante do varejo que constantemente tem investido em ações para se conectar com a sua audiência. Eles desenvolveram o Bob, uma aplicação de Big Data para oferecer um conteúdo personalizado para o consumidor, alavancando suas vendas e melhorando a experiência do usuário dentro da sua plataforma. Hoje, esse espaço é responsável por apoiar na recomendação de produtos, sugerindo opções de compras que fazem sentido com o perfil do consumidor.
Sabemos que nem toda companhia possui orçamento suficiente para desenvolver uma tecnologia do zero. No entanto, hoje existem plataformas robustas no mercado que oferecem soluções completas para ativação de dados e segmentação precisa – muitas vezes integradas a grandes operadoras e aplicativos com alta capilaridade. A integração de dados próprios (first-party data), por exemplo, permite que as marcas acompanhem o comportamento do consumidor e criem experiências publicitárias mais relevantes e eficazes, especialmente no ambiente mobile.
E quando falamos sobre personalização, não podemos esquecer que é preciso segmentar o seu público-alvo a fim de garantir que o seu conteúdo alcance a pessoa certa no momento certo. O uso de tecnologias como microgeolocalização e a sincronização entre dispositivos no mesmo domicílio – como TV Conectada e mobile – têm permitido que marcas entreguem mensagens contextuais com maior precisão, sem saturar o público.
Pesquisas de mercado indicam que campanhas de push segmentadas podem aumentar em até 19% as taxas de engajamento, tornando-as essenciais para aqueles que precisam atingir o seu público-alvo em tempo real. Além disso, essas campanhas também permitem acompanhamento em tempo real dos resultados, viabilizando ajustes dinâmicos e contribuindo para decisões mais ágeis e embasadas.
As oportunidades são infinitas. Afinal, com os avanços tecnológicos e a evolução do comportamento do consumidor, a comunicação entre marcas e pessoas exige precisão, relevância e inteligência. Marcas que investirem em dados e tecnologia sairão na frente na disputa pela atenção – e pela preferência.