Dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, já são a principal mídia acessada por consumidores de todo o mundo. No Brasil, estima-se que usuários passem, em média, 149 minutos por dia olhando para a tela do celular, ante 113 minutos na frente da TV. Dos 137 milhões de brasileiros que têm um celular, 42,5 milhões acessam a Internet através do aparelho. Isso significa que o chamado mobile marketing, que consiste em ações de interação com o consumidor através de aparelhos de comunicação móvel, está na pauta do dia de empresas dos mais variados ramos e portes.

Segundo estudo da Mobile Marketing Association (MMA), a previsão é que este segmento apresente um crescimento global de 52% ao ano. O mesmo relatório revela que três em cada dez usuários de smartphones lembram-se de uma marca anunciada em seu celular e 11% já ligaram para uma empresa clicando em um anúncio feito no aparelho. São muitas as ações de relacionamento com o consumidor que as marcas podem realizar utilizando esta mídia, desde o simples envio de SMS com ofertas de produtos, passando pelo uso de sites responsivos, anúncios e aplicativos.

Diante de tantas opções em um cenário ainda novo e ao mesmo tempo tão grande e complexo, é importante ficar atento para investir nas ferramentas corretas. Por isso que, ao invés de sair por aí atirando para todos os lados, é importante investir em uma consultoria de mobile marketing que possa identificar que ações podem atingir de forma eficaz o público-alvo da empresa. Além de investir no básico, que é um website responsivo, completamente adaptado ao ambiente mobile, é importante olhar para opções mais inovadoras, como a criação de um aplicativo realmente útil para o usuário.

O mobile marketing juntamente com outras estratégias de marketing digital são capazes de trazer resultados com excelente ROI (retorno sobre o investimento) para empresas de todos os portes. Mas é preciso ter planejamento e estar atento às constantes mudanças de comportamento do usuário de tecnologias móveis. Os desafios são grandes, mas os ganhos podem ser maiores ainda.