De acordo com dados do IBGE, aproximadamente 70% dos brasileiros têm acesso à Internet pelo celular. O número de smartphones já superou o de habitantes no país, alcançando a marca de 220 milhões, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas. Os dados mostram um gigante mercado potencial para as empresas que apostam na presença mobile.
Porém, diferente do que aconteceu no boom das startups, não basta lançar um aplicativo para ter sucesso. As aplicações precisam se mostrar realmente úteis e surpreender o usuário pela usabilidade e praticidade. Um aplicativo que mostra apenas o horário do ônibus não será tão bem sucedido como um que acompanha o trajeto, cria alertas e salva preferências, por exemplo.
As aplicações, web ou mobile, são o que tornam as tecnologias complexas em populares. O Pókemon Go fez isso com a realidade aumentada, o Uber com a geolocalização, o Tinder com Big Data. E qual será o próximo passo? Elencamos cinco tendências tecnológicas que estarão a um toque de distância no próximo ano:
Inteligência Artificial
Essa tecnologia já está bem hype atualmente com aplicações que entendem comportamentos e traçam perfis. Mas com uma forcinha da Apple nos últimos iPhones, a tendência é voltar a ganhar força. A gigante de tecnologia desenvolveu um modo de oferecer a estrutura de machine learning usada em todos os seus produtos, incluindo Siri, Câmera e QuickType, para os desenvolvedores. Isso é feito através do Core ML 2, que oferece um desempenho rápido, com fácil integração e permite que o desenvolvedor crie aplicativos com recursos inteligentes usando apenas algumas linhas de código.
Realidades Aumentada e Virtual
Como a AI, as realidades aumentada e virtual também serão impulsionadas pelas inovações da Apple. Com elas, será possível um jogador ficar 100% imerso no universo do game, aplicativos interagirem com a realidade e a complementar com informações, entre outros. Um exemplo disso é a Tapcart, que oferece uma plataforma simples para criar aplicativos para e-commerce. Em sua versão iOS, a solução oferece funcionalidade de Realidade Aumentada buscando melhorar a experiência de compra e aumentar as conversões – e já tem previsão para ser incorporada à versão Android.
Blockchain
Esta inovação foi do auge à vilã em 2018, mas tudo isso ficou muito no terreno da especulação financeira. A tecnologia ainda tem muito a se desenvolver. Além das transações financeiras com Bitcoins, ela pode ser usada futuramente para assinatura de contratos, votação e até mesmo combate à fake news. Uma tendência na área da blockchain é ter uma forma transparente e confiável de levantar fundos de terceiros e distribuir dividendos. É o caso do Moria Token, que levantou recursos para reativar uma mina de extração de ouro através de uma nova criptomoeda.
PWAs (Progressive Web Apps)
Para muitas aplicações a instalação de um app nativo é uma barreira. Com PWAs, a distribuição das aplicações fica mais fácil e ainda é possível usar funcionalidades mobile, como push notifications e adicionar um atalho à home screen. Também já esteve bastante em alta nos últimos dois anos, mas ganhou uma forcinha com um suporte maior na última versão do iOS. A Oceanner foi uma das startups que fez uso dessa tecnologia para implementar seu serviço de compartilhamento de embarcações. Com a solução, foi possível reduzir o tempo de implementação e atingir tanto usuários iOS e  quanto os Android.
Preocupação com privacidade
Em 2018 entrou em vigor a GDPR (regulamentação europeia de privacidade dos dados pessoais) e essa preocupação vai continuar a crescer também para o público mais leigo à tecnologia. Escândalos de uso de dados para manipular eleições ou para vender produtos impulsionam ainda mais o desejo dos usuários de aplicativos de terem suas informações protegidas. Isso foi um grande desafio tecnológico para a Singularity University. Preocupada com o mercado europeu em sua plataforma global, reuniram esforços com consultorias especializadas e parceiros para adequar seus serviços às novas regulamentações e garantir um serviço em conformidade para seus usuários.
Como vemos, a tecnologia se renova constantemente. Sendo assim, as tendências passam desde ideias totalmente novas até reformulação de outras mais antigas. Quem souber surfar a onda destes itens elencados de forma inovadora e propositiva terá sucesso em 2019.