Hoje, é cada vez mais difícil uma empresa prosperar em um mercado tão volátil e competitivo de maneira que seja vista e se posicione de forma inovadora. Neste contexto, o Business Agility torna-se essencial para garantir o desenvolvimento e o crescimento dos negócios. Trata-se de um método que visa aumentar a capacidade de uma empresa adaptar-se às constantes transformações do mercado, mantendo-a competitiva e capaz de servir seus clientes, independentemente das mudanças no ambiente externo.

O objetivo da metodologia é aumentar a agilidade em todos os processos, otimizando as práticas necessárias e buscando implementar mudanças que façam a diferença internamente e externamente. Apesar de ser uma ferramenta tão importante, ainda existe muita dificuldade para a sua implementação por conta da falta de conhecimento especializado além da complexidade de viabilização do processo.

O principal entrave na sistematização do business agility é não saber como e por onde começar, por isso é importante:

  • Organizar os processos de trabalho antes de começar a medi-los, pois iniciar um processo de mensuração de resultado sem minimamente organizá-los pode resultar em dados não confiáveis e consequentemente desengajar a avaliação deles.
  • Integração das áreas para a construção de um processo único. Um dos momentos mais importantes durante qualquer implementação de processos é a comunicação com todos os envolvidos e impactados. É necessário entender quais informações e processos são relevantes para cada uma das áreas – produto, design, engenharia, entre outras.
  • Desenvolver a organização e a informação em camadas, isto é, reformular processos, medir e organizar dados são ações importantes para todas as camadas de uma organização, mas é importante que o início seja realizado com os grupos operacionais, como delivery e engenharia.
  • Aproxime os dados das pessoas, pois o entendimento sobre as informações geradas deve ser a missão do time de Business Agility. Para isso é necessário desenvolver dashboards acessíveis e interativos, que proporcionam insights para os times. Tudo precisa ser legível e de fácil compreensão para qualquer nível de conhecimento.
  • Acompanhamento, treinamento e mentoria são as bases necessárias para o bom desenvolvimento da metodologia, pois um dos maiores riscos de um modelo organizacional de Business Agility é se dar conta depois que as pessoas não compreenderem os dados, dada a complexidade. A melhor forma de mitigar esse risco é treinar todo o time periodicamente, desenvolver uma base de conhecimento consistente e abrir um canal de mentoria e atendimento para os times.

O benefício de Business Agility é mais do que possuir um processo de desenvolvimento estabilizado ou métricas de performance, é a criação de um ecossistema de informações organizadas e relevantes que criam a possibilidade para a tomada de decisões mais rápidas e com confiança. Trata-se de um modelo de transparência e eficiência baseado em dados.