O download e as funcionalidades atuais do WhatsApp Business (Android) são gratuitas e assim continuarão para sempre. Porém, a empresa planeja adicionar ao app ferramentas pagas no futuro. Ou seja, na prática será um aplicativo freemium. Ainda é cedo, contudo, para falar sobre como será o modelo de negócios e os preços. A empresa prefere não comentar se abrirá espaço para parcerias com brokers homologados e se permitirá o uso de bots dentro de sua plataforma de mensageria, deixando em aberto as duas possibilidades. Confira abaixo a entrevista concedida pela gerente de comunicação do WhatsApp, Anne Yeh, para o Mobile Time.

Mobile Time – As contas de empresas no WhatsApp Business vão ser identificadas por números móveis, como acontece com o consumidor final, ou com números fixos, ou de aguma outra maneira?

Anne Yeh – O registro de contas de negócios pode ser feito usando linhas fixas ou móveis.

Como será feito o processo de verificação da conta?

Será uma combinação de processos manuais e automatizados. Com o WhatsApp Business estamos lançando dois tipos de contas: Confirmadas e Contas de Negócios. As confirmadas são aquelas cujo número telefônico registrado é o mesmo usado pela empresa. As contas de negócios são aquelas criadas com o app WhatsApp Business mas cujos números telefônicos não foram confirmados pelo WhatsApp. Inicialmente a maioria das contas serão listadas como Contas de Negócios, pois seremos rigorosos no processo de confirmação, para assegurar que se tratam de empresas autênticas.

Haverá um diretório para a busca de contas de empresas no WhatsApp? Os consumidores poderão buscá-las pelo nome ou pelo tipo de serviço prestado?

Não. Os consumidores precisarão do número telefônico para contactá-las pelo WhatsApp.

O WhatsApp vai cobrar pelo uso do WhatsApp Business? Qual será o modelo de negócios: tarifa mensal, cobrança por quantidade de mensagens ou por quantidade de contatos etc?

O WhatsApp Business é gratuito para download e as funcionalidades atuais e capacidade de mensageria continuarão sendo de graça. Contudo, no futuro, planejamos a cobrança por algumas funcionalidades adicionais. É cedo para falarmos sobre modelo de negócios.

Será permitido o uso do WhatsApp Business para marketing pró-ativo, ou seja, para o envio de mensagens a uma lista de consumidores? Como o WhatsApp vai evitar o spam?

Nosso objetivo com o WhatsApp Business é facilitar a comunicação das pessoas com as empresas que são importantes para elas. Se alguém receber conteúdo indesejado pelo WhatsApp de uma conta comercial, terá a possibilidade de bloqueá-la e reportar como spam imediatamente, de dentro do app. Estamos sempre trabalhando duro para deixar o spam de fora do WhatsApp. Temos funcionalidades robustas de detecção de spam e continuamos a aprimorá-las e a investir nelas. Usuários podem reportar spam e bloquear contas de negócios a qualquer momento.

O WhatsApp planeja ter brokers homologados, tal como fazem as operadoras móveis hoje no SMS A2P? Por quê?

Não temos comentários sobre isso neste momento.

Quando o WhatsApp Business chegará ao Brasil?

Ele será lançado gradativamente no mundo todo e deve estar disponível para os brasileiros nas próximas semanas.

Tem uma ideia de quantas pequenas e médias empresas já usam o WhatsApp para a comunicação com seus consumidores?

O WhatsApp é amplamente usado por empresas e consumidores. Não há como estimar quantos dos nossos 1,3 bilhão de usuários ativos representam empresas.

Quantas empresas vocês esperam que adotem o WhatsApp Business em seu primeiro ano de operação?

Não abrimos números.

Quando será lançada a versão do WhatsApp Business para iOS?

No momento, o WhatsApp Business está disponível somente para Android. Estamos apenas começando com o WhatsApp Business. Divulgaremos mais planos para ele no futuro.

O WhatsApp permitirá o uso de bots para as empresas responderem aos seus clientes?

Não comentamos esse assunto no momento.

Quando será lançada a versão corporativa do WhatsApp, aquela voltada para grandes companhias, como Itaú e KLM, que estão usando atualmente uma versão beta?

As soluções do WhatsApp para o mercado corporativo são divididas em dois momentos: o primeiro é o que anunciamos agora e que consiste no WhatsApp Business, focado em pequenas e médias empresas. Haverá uma versão do app para grandes empresas e corporações que está em desenvolvimento neste momento.