Com apenas uma semana depois de seu lançamento inicial em cinco países (EUA, México, Reino Unido, Itália e Indonésia), o WhatsApp Business (Android) acumulou mais 500 mil downloads e acaba de chegar ao Brasil.

O aplicativo, que é voltado para pequenas e médias empresas, permite a criação de contas comerciais no WhatsApp. Ele pode funcionar em qualquer celular simultaneamente ao WhatsApp de pessoa física, porém, o número telefônico para autenticação precisa ser diferente. O WhatsApp Business não aceita nenhum número móvel que já tenha sido registrado no WhatsApp de pessoa física. Logo, empresas que já usavam um número móvel para falar pelo WhatsApp com seus clientes precisarão cancelar essa conta e abrir de novo via WhatsApp Business, ou então comprar um novo chip. Outra possibilidade é fazer a autenticação usando um número telefônico fixo – o WhatsApp faz uma ligação automática e informa o código de acesso.

Dentro do WhatsApp Business, a empresa é estimulada a criar um cadastro informando endereço, tipo de negócio, descrição do negócio, horário de atendimento, email e site. Pela lista de categorias pré-definidas é possível ter uma ideia do público-alvo que o WhatsApp mira com esse novo app: mercadinhos, salões de beleza, restaurantes, hotéis etc.

O funcionamento do aplicativo é praticamente idêntico ao WhatsApp de pessoa física. Dá para criar mensagens de status da empresa, se comunicar livremente com qualquer contato da agenda, realizar chamadas de áudio e até criar grupos. Ele inclusive puxa todos os contatos da agenda do celular. Quem recebe pela primeira vez uma mensagem de uma conta comercial lê um aviso automático do WhatsApp informando o seguinte: “Pode ser que esta conversa seja de uma conta comercial não verificada˜.

No WhatsApp Business a empresa pode definir uma mensagem automática para quando estiver ausente, estipulando um horário para isso. Também pode criar uma saudação automática ou programar atalhos para o envio de outras mensagens frequentes.

Por fim, o WhatsApp Business fornece estatísticas de uso, com as quantidades de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Termos de serviço

Nos Termos de Serviço, o WhatsApp deixa claro que pode cruzar informações do cadastro do WhatsApp Business com dados da empresa no Facebook. Outro ponto importante: é proibido o envio de mensagens em massa ou mensagens automáticas e afins, a não ser pelas ferramentas fornecidas pelo próprio app. Na prática, portanto, empresas que quiserem mandar um aviso para vários clientes ao mesmo tempo, como uma promoção, poderão criar grupos.